A governadora do Distrito Federal e candidata à reeleição, Celina Leão, afirmou que o Governo do Distrito Federal busca apoio financeiro internacional para o Banco de Brasília (BRB), incluindo tratativas com representantes dos Emirados Árabes Unidos. A declaração foi feita durante sabatina promovida pela Rádio CBN, nesta quinta-feira (17).
Segundo Celina, a articulação ocorre paralelamente à discussão que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma operação de crédito envolvendo o BRB. A governadora citou o prazo de 15 dias estabelecido pelo ministro Luiz Fux para manifestações da União, do Banco Central e de outros envolvidos no processo.
“O ministro Fux deu 15 dias para que a própria União se posicionasse, os outros entes, o Banco Central. Mas estamos também em encaminhamentos. Hoje, por exemplo, temos uma reunião com os Emirados Árabes, que estão fazendo uma proposta de empréstimo ao governo do Distrito Federal”, afirmou Celina durante a entrevista.
A reunião com representantes dos Emirados Árabes faz parte, segundo a governadora, de uma série de conversas mantidas pelo GDF com investidores e organismos internacionais. As tratativas buscam alternativas de financiamento para o BRB, enquanto permanece em discussão uma operação de até R$ 6,6 bilhões com recursos do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), cuja concretização depende de questões relacionadas à garantia da operação.
Em declarações anteriores, Celina afirmou que o pedido feito à União não seria de aporte direto de recursos, mas de aval para uma operação de crédito. A busca por alternativas internacionais ocorre em paralelo à análise do STF e às manifestações das instituições envolvidas no processo.








