YouTube Shorts, a resposta abreviada da empresa para o TikTok, está sendo lançado em beta nos Estados Unidos a partir de hoje. O formato de vídeo curto já está disponível há vários meses na Índia, mas hoje marca sua estreia nos Estados Unidos (junto com a adição de vários novos recursos).
Para o lançamento beta, o YouTube Shorts apresentará todos os fundamentos de qualquer clone do TikTok: uma câmera multissegmento que torna mais fácil para os criadores juntarem clipes rapidamente, uma ampla seleção de faixas de música (com catálogos de “mais de 250 gravadoras e editoras ”), E uma ferramenta de legendagem de aparência robusta, a última das quais estreia junto com o lançamento nos Estados Unidos. “Nós realmente queremos criar um playground de criatividade aqui, onde damos aos criadores a matéria-prima para produzir ótimos vídeos”, diz Todd Sherman, líder de produto do YouTube para Shorts.
Como o TikTok, os usuários poderão passar por um feed infinito de vídeos curtos gerado por algoritmos, inscrever-se em seus criadores favoritos, explorar hashtags ou sons específicos e remixar faixas de áudio de outros vídeos. Até a interface é semelhante ao player do TikTok.SHORTS É PARA “A PRÓXIMA GERAÇÃO DE CRIADORES” QUE PODEM ACHAR O YOUTUBE TRADICIONAL “MUITO DIFÍCIL”
Mas, em vez de ter seu próprio aplicativo, o Shorts viverá em um novo carrossel na guia inicial do aplicativo do YouTube para celular. (A empresa também está testando uma guia dedicada Shorts.)
E enquanto Shorts confere muitos dos básicos, faltam muitos recursos que tornam o TikTok um sucesso viral único. Praticamente não há recursos colaborativos disponíveis no Shorts no lançamento – então os usuários não serão capazes de responder a outros vídeos ou juntar-se em uma versão do dueto popular do TikTok ou recursos de costura. Também está faltando uma maneira de ver um feed mais selecionado. Por enquanto, o Shorts oferece apenas seu feed algorítmico principal (semelhante à página “Para você” do TikTok), sem opção de visualizar apenas vídeos de contas nas quais você se inscreveu.
Do The Verge