Este sábado (1º) é um dia normal de descanso para muitos brasilienses e moradores vindos de todos os estados que residem no Distrito Federal. Mas coincide com o feriado do Dia do Trabalhador. Portanto, alguns estabelecimentos públicos que costumam funcionar aos sábados estarão fechados. É o caso dos 14 restaurantes comunitários do DF, que aos sábados normalmente servem almoço das 11h às 14h, mas não funcionarão.
Confira o que abre e o que fecha:
Saúde/vacinação
As emergências dos hospitais, as seis unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os centros de Atenção Psicossocial (CAPs) tipo III funcionarão normalmente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.
A vacinação contra a covid-19 está mantida durante o feriado e, também, no d0mingo (2). A lista de pontos que estarão abertos pode ser conferida no link da Secretaria de Saúde
Os ambulatórios dos hospitais, as unidades básicas de Saúde (UBSs), as farmácias de alto custo, a Fundação Hemocentro de Brasília e os CAPs tipos I e II ficarão fechadas e voltam a funcionar segunda-feira (3).
Transporte público
O transporte público coletivo do DF vai operar durante o feriado. Os passageiros podem conferir os horários das viagens por meio do site DF no Ponto
O Metrô-DF informa que o horário de funcionamento será das 7h às 19h. Está mantida a circulação de, pelo menos, cinco trens durante esse período. Com essa quantidade de trens, os intervalos são de 18 minutos no tronco (Central-Águas Claras) e de 36 minutos nos ramais (Ceilândia e Samambaia).
Segurança
Os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), os batalhões da Polícia Militar (PMDF) e as delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente, funcionarão em regime de plantão ininterrupto de 24h. Já a Delegacia Eletrônica da PCDF atende 24 horas por dia.
Defesa Civil
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil estará disponível para atender todo o DF, em esquema de plantão neste feriado do Dia do Trabalhador. Os acionamentos deverão ser feitos via 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.
BRB
As agências e correspondentes bancários não abrem aos sábados e estarão fechadas.
SLU
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai funcionar normalmente. Isso inclui a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), as gerências de limpeza e de tratamento (usinas) e os papa-entulhos. A coleta de lixo (seletiva e convencional) será realizada conforme calendário normal.
Neoenergia e Caesb
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que, no feriado de 1º de maio, as equipes de manutenção trabalharão em regime de plantão e não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, Agência Virtual, App, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente. Em casos de falta de energia, a Neoenergia Distribuição Brasília, sucessora da CEB, pode ser acionada pelo telefone 116.
Na Hora
As unidades do Na Hora, Procon e Conselhos Tutelares não funcionarão no feriado.
DER/DF
Neste sábado, o Eixão do Lazer estará aberto, portanto o fluxo de veículos será interrompido de 6h às 18h. O fechamento para os carros também acontece domingo.
Unidades socioassistenciais
Todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechados, como já acontece aos sábados. Os dois Centros Pop vão funcionar normalmente, das 8h às 18h. A Unidade de Proteção Social 24h e as unidades de acolhimento, Alojamento Provisório de Ceilândia, as Casas de Passagem e os abrigos para idosos, crianças e adolescentes, funcionam normalmente, 24h por dia. A UPS 24h, que fica na L2 Sul, é a unidade responsável pelo recebimento das demandas de auxílio por morte para sepultamentos referentes a covid-19.
Restaurantes comunitários
As 14 unidades estarão fechadas no sábado, dia 1º de maio.
Ceasa
A Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) informa que, neste sábado, o funcionamento será normal no Mercado. Funcionam o Varejão, o Mercado da Agricultura Familiar, o Mercado Orgânico, o Mercado do Peixe e a Central Flores
Torre de TV
O BRB informa que a Torre de TV reabre suas portas ao público neste sábado. O horário de funcionamento será entre 9h e 18h, inclusive no domingo. A visitação permanece ocorrendo em estrita obediência aos protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde, por conta da pandemia da covid-19. O acesso ao mirante é por ordem de chegada e, atendendo às medidas de distanciamento social, são permitidas apenas quatro pessoas, por vez, no elevador.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Brasília estará aberto para visitação normalmente, das 9h às 17h. O JBB só não abre às segundas-feiras para manutenção. Os restaurantes que funcionam no local estão fechados, mas os quiosques estão abertos.
Zoológico
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília informa que o local estará aberto normalmente para visitação entre 9h e 17h.
Parques
O Instituto Brasília Ambiental informa que todos os Parques Ecológicos administrados pelo órgão funcionarão normalmente neste sábado. São eles:
> Parque Recreativo do Gama: 6h às 18h
> Parque Distrital das Copaíbas: 8h às 18h
> Monumento Natural Dom Bosco: 6h às 20h
> Parque Ecológico do Paranoá: 6h às 18h
> Parque Ecológico Sucupira: 6h às 20h
> Parque Ecológico do Lago Norte: 6h às 18h
> Parque Ecológico da Asa Sul: 6h às 20h
> Parque Ecológico Olhos d’Água: 5h30 às 20h (portão principal); 6h às 18h (portões laterais)
> Parque Ecológico Ezechias Heringer: 6h às 22h
> Parque Ecológico do Riacho Fundo: 6h às 18h
> Parque Ecológico Areal: 6h às 18h
> Parque Ecológico Veredinha: 6h às 22h
> Parque Ecológico Cortado: 6h às 18h
> Parque Ecológico Três Meninas: 7h às 18h
> Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul: 6h às 18h
> Parque Ecológico Península Sul: 6h às 22h.
Foto Paulo H. Carvalho/Agência Brasília