Nesta segunda-feira (1) e terça-feira (2), aconteceram as palestras da trilha de capacitação do projeto Avante Cerrado. O projeto busca beneficiar empreendedores de baixa renda e startups com MVP rodando e tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF).
As exposições foram realizadas no BRB Lab, localizado na Biotic, e contou com 11 palestrantes que discorreram sobre empreendedorismo e educação financeira.
O programa, que recebeu inscrições até o dia 23 de março, foi dividido em duas frentes de trabalho: a primeira com enfoque em capacitação, proporcionando conhecimento, habilidades e ferramentas necessárias para um empreendimento de sucesso. A segunda frente diz respeito à subvenção econômica, ou seja, o auxílio financeiro para colocar o projeto em prática.
Cerca de 70 participantes estiveram presentes na trilha de capacitação e seguem para mentorias individualizadas on-line, entre os dias 8 de abril e 31 de maio, que trarão apoio e esclarecimento de dúvidas focados em seus empreendimentos.
Passam para a segunda etapa os participantes que finalizarem o processo de capacitação e apresentarem uma proposta, que será avaliada por uma banca especializada.
Até 30 propostas melhores pontuadas dentro de cada segmento serão aprovadas para o recebimento das bolsas, totalizando até 60 contemplações. O valor será de até R$5.000,00 (cinco mil reais), referentes ao valor total ou parcial do(s) produto(s) e/ou serviço(s). Até o dia 14 de junho serão disponibilizados os recursos financeiros.
Para o presidente da Brasil Startups, Hugo Giallanza, a trilha de capacitação foi desenvolvida com o objetivo de evoluir o nível de maturidade dos empreendedores até o final do programa. “Não adianta só dar o recurso para que os participantes possam desenvolver seu modelo de negócio, mas melhor do que isso é aprender com quem já fez”, concluiu.
Mathews Paes, consultor de inovação e finanças que palestrou durante os dias de capacitação entende que esse é um trabalho importante, principalmente para aqueles que estão começando. “Esses temas são um pouco complexos e tentar trazer isso de uma forma educativa e simples para esses empreendedores gera muito valor”, disse.