Notícias | GERAL

Sensação térmica no DF pode chegar a 5ºC em Brasília

eldogomes.com.br
Siga-me

Esta sexta-feira (16) amanheceu com ventos frios no Distrito Federal, mas a temperatura que os termômetros efetivamente marcaram estava 5ºC acima da sensação térmica. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a variação pode se manter neste patamar até o fim da próxima semana.

O meteorologista Manoel Rangel disse ao G1 que a temperatura oficial medida pelas estações convencionais por volta das 6h foi de 13ºC – tanto no centro de Brasília quanto nas regiões mais afastadas. A sensação, porém, era de 8ºC.

Por volta das 9h30, segundo Rangel, a temperatura era de 17ºC e a sensação, de 13ºC. “Não que esteja fazendo mais frio. Isso é o vento, que, quando passa pelo corpo, rouba a energia térmica e provoca essa sensação.”

Ele explica que esta variação – que poderá oscilar de 3ºC a 5ºC – entre a temperatura real e o que o corpo sente ocorre em razão de uma massa polar marítima que avança sobre todo o continente.

“Ela está no Atlântico e vai lançando esses ventos. Então, isso não é só sobre Brasília, se a gente pensa que o Brasil todo é quase um continente”, diz o meteorologista. “Eu considero este um dos mais importantes fenômenos meteorológicos dessa natureza.”

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.