A Secretaria de Tecnologia do Distrito Federal (SECTI-DF) acaba de lançar o inovador programa DF Libras, que promete transformar a comunicação e a acessibilidade para a comunidade surda em Brasília. Através da iniciativa, o governo local disponibiliza videochamadas em tempo real, permitindo que pessoas com deficiência auditiva se comuniquem com órgãos públicos de maneira digital, 24 horas por dia, com o auxílio de intérpretes de Libras.

Além disso, a tecnologia também foi implementada nas viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), garantindo atendimento acessível para surdos durante ocorrências e nas abordagens realizadas nas ruas da cidade. Segundo a comandante Ana Paula, essa medida marca um avanço significativo na inclusão: “Com o DF Libras, estamos transformando vidas e construindo um DF mais inclusivo! A tecnologia assistiva é um vetor de inclusão, promove autonomia e independência para as pessoas com deficiência.”

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Tecnologia (SECTI-DF), a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) e a PMDF. O secretário de Tecnologia, Leonardo Reisman, comemorou o lançamento do programa, destacando seu impacto na promoção da igualdade e da cidadania para todos os moradores do Distrito Federal.

O DF Libras é mais uma ação do Governo do Distrito Federal que visa ampliar a acessibilidade e garantir que todas as pessoas possam exercer seus direitos de forma plena e igualitária.