Projeto Bossa & Poesia cria um roteiro especial de apresentações por Brasília

eldogomes.com.br
Siga-me
Últimos posts por eldogomes.com.br (exibir todos)
Foto Jorge Amâncio_Crédito Divulgação

As apresentações são gratuitas e acontecem entre 16 de novembro e 21 de dezembro

Idealizado pela poeta brasiliense, Elisa Carneiro, o projeto Bossa & Poesia acontece em diferentes lugares de Brasília, alguns deles simbólicos para a cidade como a Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Igrejinha, a Torre de TV, a rodoviária, o Setor Comercial Sul e o Beirute, berço e ponto de encontro de muitos artistas da cidade. Casas de acolhimento femininas e masculinas também estão no roteiro das apresentações. O evento é gratuito, livre para todas as idades e tem como foco a valorização e reconhecimento de poetas e artistas locais.

Ao todo, serão dois blocos de apresentações, o primeiro ocorre ainda em 2019, de 16 de novembro  a 21 de dezembro , o segundo em 2020, de 7 de fevereiro a 8 de março. No total, são 12 poetas diferentes em 18 apresentações que acontecem nas sextas, sábados e domingos,  em horários que variam a depender do espaço. Além dos poetas, que prometem inspirar quem estiver assistindo, músicos e cantores locais dão ritmo e levam, bossa e diversas vertentes da MPB ao encontro.

Entre os convidados a declamar estão Luís Turiba, Jorge Amâncio, Mira e Maria Maia, além da nova geração de poetas representados por Maria Léo e Juliana Marcondes, também conhecida como Palhaça Cristina. Entre os músicos, nomes como o de André Gonzales e Marcelo Sena marcam presença nas apresentações.

De acordo com a idealizadora, a ideia do projeto vem de longe, nasceu em 2009, na mesa de um bar na Asa Norte, durante uma conversa informal entre músicos e poetas que tinham um propósito em comum: a luta pela disseminação da cultura e da profissão poeta. Segundo Elisa, o projeto une artistas que estão começando, de diversas RAs, com aqueles que já possuem uma boa estrada percorrida. O objetivo dessa mistura é incluir e dar visibilidade a quem tem talento.

“Nós precisamos escutar a poesia e valorizar a profissão poeta. É um convite aos moradores de Brasília e de todas as Regiões Administrativas a conhecerem a poesia que temos aqui. A partir do momento que colocamos o nosso projeto na rua, as pessoas saem de seus prédios, podem se juntar a moradores de rua e todo mundo aprecia junto. Poesia tem que sair de dentro. O reconhecimento da profissão poeta é uma forma de justiça social”, aponta Elisa.

A escolha dos pontos onde acontecem as apresentações não foi por acaso. Como a inclusão foi um dos pontos chaves para a criação do projeto, os lugares tinham que ser acessíveis, abertos ao público e de preferência simbólicos para a cidade. “Brasília foi pensada e feita para ser usada. Esse projeto também é uma forma de valorizar os espaços que temos na cidade. A exemplo da Igrejinha de Fátima que é devoção e reza boa na asa sul e faz parte do espaço natural da cultura de Brasília”, destaca a idealizadora.

Durante as apresentações, algumas homenagens serão dedicadas a personagens de Brasília que valorizam e disseminam, tanto hoje como no passado, a arte e poesia. Vera Brant, escritora e uma das pessoas mais influentes e participativas de Brasília, Tânia Monteiro, doutora em comunicação da Universidade de Brasília e incentivadora da poeta e fundadora do Bossa & Poesia Elisa Carneiro, e Chiquinho, dono do Beirute, estão entre os homenageados.

O projeto Bossa & Poesia conta com o fomento da Secretaria Especial de Cultura e Economia Criativa e com a realização do Instituto Rosa dos Ventos.

Confira a programação completa de 2019

Data: 16/11 – Sábado

Horário: 20h30

Local: igrejinha (307/308sul)

Data: 17/11 ­- Domingo

Horário: 16hs

Local: Torre de TV

Data: 22/11 – Sexta-feira

Horário: 16hs

Local: casa de acolhimento masculina (R. 12 – Lt 170, São Sebastião – DF)

Data: 23/11 – Sábado

Horário: 20hs

Local:  Setor Comercial Sul – Qd. 04

Data: 29/11 – Sexta-feira

Horário: 20h30

Local:  Igrejinha – 307/308 sul

Data: 30/11 – Sábado

Horário: 15hs

Local:  casa de acolhimento feminina (QNO 5 – Conj. D – Cs 43 – Ceilândia/DF)

Data: 06/12 – Sexta-feira

Horário: 20hs

Local:  Igrejinha (307/308) sul

Data: 07/12 – Sábado

Horário: 17hs 

Local:  Beirute Sul

Data: 13/12 – Sexta-feira

Horário: 16hs

Local:  rodoviária do Plano Piloto 

Data: 14/12 – Sábado

Horário: 16hs

Local:  Torrre de TV

Data: 20/12 – Sexta-feira

Horário: 16hs

Local:  Setor Comercial Sul – praça em frente BRB

Data: 21/12 – Sábado

Horário: 20hs  

Local:  igrejinha (307/308 sul)

Sobre eldogomes.com.br 7064 Artigos
Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.