O palestrante Dr. Luciano Agrizzi, é médico com diversas especializações, e reconhecido por sua vasta experiência em gestão de saúde pública e privada, com ênfase em gestão de crises. Com passagens por cargos de destaque como secretário adjunto de Assistência à Saúde e subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Agrizzi também integrou o Comitê de Operações de Emergência (COE), coordenando respostas rápidas a cenários críticos de saúde pública/ Crédito: IgesDF

Nesta quarta-feira (19), no auditório do PO700, sede administrativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), aconteceu o 8º encontro do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), abordando o tema “ Gestão de Crises na Saúde”. O evento reuniu 46 líderes do Instituto e contou com palestra do médico e especialista em gestão de crises Luciano Agrizzi, que compartilhou sua experiência na atuação em gestão de crise, negociações e mediações de conflitos. A capacitação teve como foco estratégias operacionais, tomada de decisão em momentos críticos e a importância do equilíbrio emocional para lideranças que enfrentam cenários de alta pressão. 

Os líderes do IgesDF presentes no PDL participaram ativamente, relatando suas vivências no enfrentamento de crises em seus setores. Um dos pontos mais marcantes da palestra foi a discussão sobre a “crise da mente”, um desafio constante enfrentado por profissionais que lidam com situações de alta pressão. Agrizzi enfatizou a necessidade de priorizar a saúde mental, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e a prática de atividades físicas para manter a estabilidade emocional. 

“Há momentos em que somos tão bombardeados que o impacto no nosso psicológico é inevitável. Como gestores, muitas vezes nos cobramos muito, mas quem nos oferece suporte? Precisamos valorizar o papel do líder como ser humano, que também cuida de sua equipe, de sua família e de si mesmo”, pontua Agrizzi. 

Fonte: Luciane Paz