[ Matéria de Capa ],  POLÍTICA

Privatização em Brasília: Zona azul: Ibaneis quer cobrar por vagas

eldogomes.com.br
Siga-me

Após diversas tentativas frustradas de governos anteriores, o tema da “zona azul” – áreas de estacionamento pago nas regiões de maior fluxo do Distrito Federal – deve ser retomado pela gestão Ibaneis Rocha (MDB). O governador disse que já pediu um levantamento das informações necessárias para tocar o projeto.

A ideia é criar um estacionamento rotativo em áreas que permitam a integração com o transporte púlico. O estudo encomendado deve dar origem a uma proposta de parceria público-privada, segundo o Buriti. Com isso, uma licitação seria aberta e a empresa vencedora ficaria responsável por gerir a entrada e saída de carros, a exemplo do que já ocorre em estacionamentos privados.

Segundo Ibaneis, a proposta em estudo prevê que moradores de regiões atendidas por Metrô e BRT não usem o carro próprio para chegar ao Plano Piloto. Para isso, eles teriam de deixar o veículo em algum estacionamento próximo das estações, e pegar na volta.

Antes disso, segundo o próprio governador, seria preciso reforçar o sistema de transporte público. Ibaneis citou iniciativas ligadas ao tema, mas não deu prazo para que essa primeira etapa seja concluída.

“Hoje temos um transporte que não funciona. Meu secretário esteve reunido com todas as empresas de transporte, e elas já estão implementando a integração em todo o DF. Foram apresentadas todas as linhas que precisam ser reativadas, para que a gente dê condição de as pessoas acessarem as linhas de BRT e Metrô”, disse.

Do G1/DF

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.