Infância na pauta de Júlia Lucy e Mayara Noronha, primeira dama de Ibaneis Rocha

eldogomes.com.br
Siga-me
Últimos posts por eldogomes.com.br (exibir todos)

Primeira Infância foi o tema do encontro entre a deputada Júlia Lucy (NOVO) e a primeira dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, realizado nesta sexta-feira (17). Presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, a parlamentar colocou em debate a implementação do Programa Criança Feliz no Distrito Federal e a questão do planejamento familiar no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal.


O programa Criança Feliz foi instituído em 2016 e trata da promoção do desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância – período compreendido entre zero e seis anos. O programa propõe ações como o apoio à gestante e à família na preparação para o nascimento e acolhimento do bebê, a mediação do acesso à gestante e das crianças na primeira infância e a serviços públicos necessários a seu desenvolvimento, entre outros.


No DF, o Criança Feliz está em fase de implementação. Nos próximos dias, deve ser publicado um edital de chamamento para as organizações da sociedade civil interessadas em executar o programa.


Sobre planejamento familiar, Júlia se preocupa com o acesso de mulheres a serviços de qualidade onde elas possam ser informadas sobre os principais métodos anticonceptivos e recebam assistência para fazer uso do contraceptivo escolhido ou para que a família tenha acesso a cirurgias para esterilização (vasectomia e laqueadora de trompas) a . Também defende que não haja desperdício de recursos em insumos – como os Dispositivos Intrauterinos (DIUs), que acabam perdendo a validade porque não há pessoal capacitado para colocá-los.

Assessoria

Sobre eldogomes.com.br 7064 Artigos
Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.