O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, acompanhou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em reunião nesta quarta-feira (5/5) com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. Ações conjuntas para o aumento no número de turistas norte-americanos no Brasil, como a liberação da entrada no país apenas com a carteira de habilitação, a solução de entraves para melhorar a circulação de cruzeiros na costa brasileira, e a ampliação de voos diretos e a divulgação de dados sobre a segurança turística nacional, foram os temas tratados.

Durante a conversa, Todd Chapman parabenizou a iniciativa do governo federal da retirada de vistos para os norte-americanos. Segundo ele, a medida aumentou o interesse desses turistas em visitar o Brasil, já que eles não costumam ir à países que exigem o documento. Na oportunidade, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, apresentou a intenção do governo brasileiro de permitir a entrada desses turistas no país apenas com a apresentação da carteira de motorista.

Outro assunto discutido foi a solução de entraves para uma melhor circulação de cruzeiros no litoral brasileiro. Segundo Machado Neto, o Ministério do Turismo e a Embratur tem trabalhado para sanar esses impasses. Chapman pontuou, ainda, a necessidade de rever os impostos do segmento. Para ele, os navios não ficam mais tempo no Brasil para não pagar impostos, atracando em outros países.

A segurança turística também foi pauta da reunião entre o ministro e o embaixador americano. Machado Neto destacou que solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública relatórios dos níveis de segurança de alguns destinos brasileiros e afirmou que, assim que tiver retorno da Pasta, irá repassar à Chapman para divulgação nos Estados Unidos, como forma de atrair estes visitantes. A Embratur também atua para aumentar os níveis de segurança junto ao MTur. O diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, também participou da reunião.

Foto/Informações: Ministério do Turismo / Reprodução