O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência (SEPD), entregou simbolicamente, na manhã desta quinta-feira (28), em solenidade no Palácio do Buriti, 104 cadeiras de rodas e de banho às pessoas cadastradas no programa Órteses e Próteses, da Secretaria de Saúde (SES).

Os equipamentos fazem parte de um lote de 1,2 mil cadeiras de rodas – para crianças, adultos e pessoas obesas – adquiridas a partir de um investimento de R$ 1,5 milhão, recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Iolando Almeida, presente à cerimônia.

Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto falou sobre a importância dessa ação, que tem o intuito de aumentar o atendimento a pessoas com deficiência (PCDs) cadastradas no programa e que necessitam de órteses, próteses e demais equipamentos auxiliares nas funções motoras.

“Essa entrega traz cidadania e o direito constitucional de ir e vir a essas pessoas, mostrando o respeito do governo Ibaneis Rocha para com essa população”, ressaltou Paco, lembrando que, no ano passado, o GDF entregou à população mais de 2 mil cadeiras de rodas pelo programa.

Atualmente, a expectativa é que, nos próximos meses, a SES reduza a lista de espera do programa, com a pronta-entrega das cadeiras de rodas e de banho, aos 1.150 pacientes cadastrados. Além dessas, a pasta realizou, recentemente, um pregão eletrônico destinado à compra de 4.452 cadeiras de rodas manuais, motorizadas e de banho.

O titular da SEPD, Flávio Santos, fez questão de ressaltar a relevância do programa. “É um dos mais importantes, pois garante a acessibilidade que vai facilitar a mobilidade e incentivar a cidadania”, disse. “Está em tratativa [um processo] para sair uma portaria em conjunto a fim de ampliar as atividades desse programa.”

Fotos: Vinicius de Melo
Texto: Lívio Di Araújo