
O quadro Momento Pró-Aprendiz desta quarta-feira (3) foi mais que especial. Diretamente de Barcelona, na Espanha, o repórter Vinícius Tondolo, da 730, acompanhou o segundo dia do VIII Fórum Ibero-Americano – Fazendo Políticas Juntos.
O evento, que acontece até o próximo domingo (7), tem como objetivo pensar e desenvolver políticas voltadas para os jovens no mercado de trabalho, em especial, aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.
A primeira-dama do Distrito Federal (DF), Márcia Rollemberg, reconhecida nacionalmente pelas políticas públicas voltadas para os jovens e recentemente condecorada, durante um evento no qual Brasília e Madri foram eleitas cidades amigas da paz, está à frente do projeto “Jovem Candango”. Ela destaca a importância da iniciativa.
“Estamos na segunda edição do projeto, que oportuniza um trabalho para o jovem, uma iniciação profissional com teoria e prática em que há a formação de vários temas de interessa da administração pública, ética. Ao mesmo tempo, o jovem tem a oportunidade de estar dentro de um órgão público, aprendendo e contribuindo para o trabalho público”, esclarece.
Só em 2016, cerca de 2 mil jovens participaram do projeto. De acordo com Márcia Rollemberg, a intenção é de expandir o programa com maior participação de empresas, uma vez que, por enquanto, o Jovem Candango é atendido somente por estruturas governamentais, dentro da estrutura pública.
“Depois de um ano ou um ano e meio dentro de um órgão público, o jovem dá outro valor aos serviços públicos que ele utiliza. É um sentimento de pertencimento que o programa traz que é muito forte, a identidade com o Estado, estar perto do Estado, isso amplia os horizontes até em relação à situação política”, descreve.
Do Portal 730