screenshot
Screenshot

Brasília conta com uma ampla rede de serviços voltados para a prevenção, diagnóstico e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo o HIV. Esses locais oferecem atendimento sigiloso, gratuito e com profissionais qualificados. Confira os principais pontos de atendimento:


1. Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Os CTAs são referência para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, fornecem preservativos e oferecem orientação especializada sobre prevenção e tratamento.

  • Localização: 508/509 Sul
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h
  • Contato: (61) 3325-6079

2. UTAI – Unidade de Testagem, Aconselhamento e Imunização

Ideal para quem busca serviços rápidos e localizados no centro da cidade, como a Rodoviária do Plano Piloto.

  • Localização: Mezanino da Rodoviária do Plano Piloto
  • Horário de funcionamento: Segunda a quinta, das 8h às 22h; sexta, das 8h às 18h
  • Contato: (61) 3325-6079

3. CEDIN – Centro Especializado em Doenças Infecciosas

Especializado no tratamento de ISTs e HIV, o CEDIN oferece acompanhamento médico e acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP).

  • Localização: 508/509 Sul
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 7h às 18h
  • Contato: (61) 3449-4778

4. Unidades Básicas de Saúde (UBS)

As UBSs oferecem testes rápidos e disponibilizam tratamentos para diversas ISTs. São uma excelente opção para quem busca atendimento próximo de casa.


5. Hospitais e UPAs

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais regionais são os locais indicados para iniciar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), um medicamento utilizado até 72 horas após uma relação sexual desprotegida ou outra situação de risco.


Por que fazer os testes?

Os testes rápidos de HIV e outras ISTs são gratuitos, sigilosos e têm resultado em até 30 minutos. Além disso, saber o diagnóstico precocemente é essencial para garantir o tratamento adequado e prevenir a transmissão.

Dica: Se você teve uma relação de risco, não deixe para depois! Faça a testagem e, em caso de exposição ao HIV, procure o serviço de saúde mais próximo para iniciar a PEP dentro do prazo recomendado.

Prevenir é cuidar de você e do próximo. Procure um dos serviços listados e mantenha sua saúde em dia!