Evento em Bogotá reunirá jovens voluntários da ONU de 15 países da América Latina, incluindo sete representantes do Brasil.
Um dos jovens brasileiros que participará do evento é Paulo Gouveia, do município de Viana, interior do Maranhão.
Aos 27 anos, Paulo é voluntário e atua como agente local no Projeto Floresta+ Amazônia, uma parceria do Programa das Naçōes Unidas para o Desenvolvimento com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do Fundo Verde para o Clima (GCF).
Entre os dias 7 e 10 de novembro, a cidade de Bogotá será o centro do voluntariado das Nações Unidas na América Latina. A capital colombiana sediará o “Seminário Internacional de Voluntariado Juvenil da ONU”. Jovens voluntárias e voluntários de diversos países da América Latina, incluindo o Brasil, discutirão temas importantes relacionados ao voluntariado, interculturalidade e liderança.
O evento tem como objetivo central a compreensão do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), o papel dos Jovens Voluntários da ONU e a importância do voluntariado em relação à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Além disso, visa desenvolver habilidades interculturais, de comunicação e gestão de conflitos, para servir eficazmente em um ambiente internacional e multicultural.
Foto: Paulo Gouveia/Arquivo Pessoal