POLÍTICA

Instituto Hospital de Base vai a votação em um mês

eldogomes.com.br
Siga-me

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Joe Valle (PDT), anunciou hoje (26/05), em reunião com antigos diretores do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e outras autoridades do setor de Saúde, entre os quais o presidente da Associação Médica de Brasília (AMBr), Dr. Luciano Carvalho, que colocará em votação no plenário o projeto que cria o Instituto Hospital de Base dentro de 30 dias.

Este foi o quinto debate público que o presidente da CLDF promoveu sobre o decreto enviado pelo GDF. O projeto já passou por três comissões da Câmara, sendo aprovado em duas – Transparência e Controle e Constituição e Justiça – e rejeitado pela de Educação, Saúde e Cultura.

Joe Valle anunciou que criará um documento com todas as sugestões apresentadas nos seminários, com o objetivo de mudar e melhorar o projeto do Executivo. Ele lembrou aos presentes que o projeto do Instituto certamente sofrerá emendas. Sua ideia é criar um Conselho de Saúde que auxilie sempre nas decisões tomadas pela Câmara Legislativa.

O presidente da AMBr, Dr. Luciano Carvalho, voltou a lembrar que a criação do Instituto HBDF pode causar sérios problemas de gestão em todo o sistema de saúde do DF. Ele acha que “a ferramenta está certa, mas será aplicada no lugar errado”. O ideal, segundo ele, é fazer uma emenda parlamentar que acople o Hospital de Base à Fundação de Ensino e Pesquisa.

 

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.