Às vésperas do período mais frio do ano em Goiás, o governador Ronaldo Caiado começou, nesta quinta-feira (09/05), a entrega de 87,5 mil cobertores à população em situação de vulnerabilidade a partir da campanha Aquecendo Vidas 2024. O Estado investiu R$ 2 milhões na aquisição dos itens que serão distribuídos pelos 246 municípios goianos.
“A responsabilidade com as pessoas é o ponto alto de um governante. Não se governa para grandes obras, mas para o cidadão, para estender a mão nas horas difíceis”, pontuou o governador.
Caiado afirmou que Goiás possui, atualmente, uma cultura de monitorar situações diversas e executar políticas de prevenção.
“O Estado sempre antecipa suas ações, seja em meio à inundação, seca, queimada ou frio. Isso mostra o quanto temos a preocupação de não fazer algo de última hora. São medidas prévias para atender quem mais precisa”, garantiu.
Entre os exemplos, estão o plano de contingência durante o período chuvoso no Nordeste goiano e a Operação Cerrado Vivo, que protege o bioma na estiagem.
Aquecendo Vidas
Aquecendo Vidas é uma iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em parceria com o Goiás Social. As prefeituras goianas receberão itens adquiridos pelo Estado e destinarão aos beneficiados, que são pessoas em situação de rua, famílias carentes e entidades sociais.
“Ninguém melhor que os municípios para garantir com que esses cobertores cheguem nas mãos de quem mais precisa”, afirmou a diretora geral da OVG, Adryanna Caiado. “Nossa missão é garantir bem-estar e dignidade.”
O prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, testemunhou o compromisso da OVG com todas as prefeituras. “Essa semana recebemos uma equipe para diversas ações. Já fui prefeito em outros mandatos e tínhamos dificuldade [com esse atendimento]. Hoje, a entidade tem feito um trabalho muito importante”, disse.
O governo estadual já investiu R$ 11,6 milhões na campanha, que é realizada desde 2019. Nesse período, foram arrecadadas 12,8 mil peças e distribuídos mais de 277 mil cobertores, garantindo uma grande rede de proteção. Com os itens adquiridos em 2024, serão mais de 364 mil cobertores doados em seis anos.