Nesta quarta-feira (1), o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou a admissão de novos profissionais que vão atuar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II de Ceilândia, prestes a ser inaugurada. Ao todo, 146 profissionais foram contratados, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, analistas de laboratório, entre outras especialidades.
Os candidatos foram selecionados mediante processo seletivo iniciado em abril de 2021. Eles passaram por diversas etapas, como análise curricular, entrevista e prova prática. Agora, serão treinados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e a capacitação será feita nas seis UPAs já existentes (Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho) até o próximo dia 15.
O governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância da chegada dos novos profissionais para o sistema de saúde pública. “Tivemos um ano e meio de pandemia que tornou ainda mais difícil um trabalho que já não era fácil. Aqui no DF tomamos a posição de não ficar parados: reformamos todas as UPAs e ampliamos esse sistema. Estamos em uma fase de recuperação da autonomia da saúde. É momento de atender a população do DF com o respeito que ela merece, cuidando da saúde de quem precisa”, afirmou.
A vice-presidente do Iges-DF, Mariela Souza de Jesus, reforçou o impacto que a chegada da UPA II de Ceilândia e as outras programadas terão no atendimento à população. “A inauguração das UPAs marca a ampliação da rede pública de saúde, contribuindo para a geração de emprego e renda. Damos as boas vindas aos profissionais, certos de que atuaremos na prestação de um atendimento humanizado e que traga assistência de excelência a cada cidadão”.
Fotos: P. H. Carvalho/Agência Brasília