Goiás: Cidade Ocidental entra no Mapa do Turismo 2024
Goiás: Cidade Ocidental entra no Mapa do Turismo 2024

Goiás passa a contar com 86 municípios aprovados pelo Ministério do Turismo, distribuídos nas 12 regiões turísticas do Estado

Pela primeira vez, Cidade Ocidental passa a fazer parte da região turística Encantos do Planalto Central, após cumprir os critérios do Ministério do Turismo (Mtur). Segundo a Goiás Turismo, treze cidades saíram e quatro foram adicionadas no novo Mapa do Turismo 2024, que passa a contar com 86 municípios, distribuídos em 12 regiões turísticas.

Para a secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, o turismo tem crescido significativamente em toda a região do Entorno do Distrito Federal, e a diversidade de cada cidade oferece um leque de opções. “Cidade Ocidental já é conhecida regionalmente pelo marmelo e pelo artesanato, e isso precisa ser reconhecido nacionalmente”. Ela destaca ainda a importância da criação da região Encantos do Planalto Central. “Demos um grandioso passo. Agora, vamos intensificar a assistência aos municípios para que mais cidades possam ser adicionadas a essa lista”.

“O Mapa do Turismo é um instrumento crucial que reúne os municípios com potencial turístico. Ele possibilita ao poder público identificar as necessidades de investimentos e ações de promoção para cada região turística do estado”, afirma Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo.

O secretário municipal de Industria, Comércio, Turismo e Trabalho, Filipe Camargo, ressalta que a entrada de Cidade Ocidental no Mapa do Turismo é resultado de um rigoroso cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Mtur e um consolidado Plano de Ação Municipal de Turismo. “Lançaremos seis rotas complementares que abrangem o turismo gastronômico, cultural, religioso, pedagógico e de experiência. Duas rotas já estão consolidadas: a do marmelo e a dos romeiros”.

A atualização do Mapa do Turismo é bienal, mas o Mtur abriu exceção e ajustes podem ser feitos a qualquer momento. A inclusão no mapa dá prioridade aos municípios contemplados na captação de recursos do Ministério do Turismo. Para ingressar ou permanecer, os municípios devem comprovar a existência de um órgão de turismo, destinar verba na lei orçamentária, possuir um Conselho Municipal de Turismo ativo e participar de uma Instância de Governança Regional.

A região Encantos do Planalto Central inclui Abadiânia, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Padre Bernardo e Planaltina-GO. Cocalzinho de Goiás integra a Região Turística do Ouro. Goiás possui 12 regiões turísticas que abrangem 86 municípios, destacando a diversidade e riqueza cultural do estado.

Foto 2: Prefeitura de Cidade Ocidental