
O Distrito Federal caminha para atuar com protagonismo tecnológico no país. Nesta quarta-feira (26), o governador Ibaneis Rocha assinou um acordo que cria o primeiro espaço de teste permanente do 5G no Brasil. A parceria, firmada com a empresa chinesa Huawei e a Biotic S/A, trará um ambiente de inovação para a capital (veja em vídeo abaixo a íntegra do evento).
“A implementação desse espaço de estudos mostra que a tecnologia está chegando e vem ao encontro do que temos trabalhado desde a campanha: a ideia de cidade digital. Naquele momento das eleições parecia um sonho e agora vem se realizando. Nós vamos implementar o maior parque tecnológico do país”, garante Ibaneis Rocha.
A cerimônia no Palácio do Buriti contou com a presença do vice-presidente da Huawei, Steven Shenjianfeng; do presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias; do secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros; do titular de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo; do vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo; além de outros envolvidos no projeto.
Para Gustavo Dias, o “parque tecnológico é uma política pública que vai gerar muitos frutos”. No Brasil há três anos, Steven Shenjianfeng, da Huawei, elogiou a adesão do GDF à tecnologia. “Estamos muito felizes com isso. Vamos trabalhar e levar mais inovação para Brasília”, avisa.
Titulares de secretarias ligadas ao convênio inovador, Gilvan Máximo e Everardo Gueiros comemoraram a chegada da Huawei ao Parque Tecnológico. “Brasília é a número 1 na tecnologia 5G. Vamos fazer dela a primeira cidade inteligente do Brasil e da América Latina”, disse Máximo. Gueiros, por sua vez, pontuou que o DF deu um importante passo para se tornar uma “cidade inteligente de fato”.
Representante da Anatel, Campelo disse que a agência se orgulha de o Distrito Federal “protagonizar a visão tecnológica com o 5G”. “Não queremos que o Brasil perca esse trem e, por isso, no ano que vem a Anatel estará licitando essas frequências de 5G”, afirmou.