O enfrentamento à dengue segue ganhando reforço no Distrito Federal. O governo anunciou, nesta quinta-feira (1), novas ações para ampliar o acesso ao atendimento a pessoas com sintomas da doença e para combater os focos do mosquito Aedes aegypti. A principal medida é a instalação do hospital de campanha fortalecendo a rede de saúde pública com cadeiras de hidratação e leitos de internação. A estrutura será montada nos próximos dias e contará com o efetivo, equipamentos e insumos da Aeronáutica.
Atualmente, o DF conta com 176 unidades básicas de saúde, nove tendas e duas carretas atuando como porta de entrada dos pacientes com sinais como febre, mal-estar e dores no corpo.
“As tendas que instalamos se mostraram muito corretas. Estão tendo uma procura muito efetiva, com 1,5 mil atendimentos por dia. Em razão disso, nós ampliamos esse hospital de campanha da Aeronáutica. O hospital vai ser um auxílio fundamental”, definiu o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.
Com funcionamento 24 horas, o espaço vem, principalmente, para aumentar as áreas de fornecimento de hidratação das pessoas com sinais de dengue. São esperados mais de 60 leitos dentro de um módulo grande e único, além de acoplados e tendas, a depender da necessidade.
Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília