Entre os dias 06 e 08 de setembro, Brasília recebe a 10ª edição do Festival Bocadim, que promete movimentar a área externa do Eixo Cultural Ibero-Americano com uma programação rica e diversa. O festival, conhecido por celebrar a pluralidade musical e artística, traz este ano grandes nomes do cenário nacional e internacional, incluindo performances exclusivas e atrações imperdíveis.
Dentre os destaques, a Banda Uó (GO/SP), icônica e irreverente, fará um show exclusivo; o cantor Thiago Pethit (SP), conhecido por suas performances teatrais, retorna aos palcos; Raquel dos Teclados (BA), a rainha da sofrência, promete emocionar o público; enquanto a banda Lamparina (MG), sensação entre os jovens com sua mistura de pop, rock e indie, marca presença. Outros nomes aclamados incluem Zaynara (PA), revelação do tecno-brega-melody e amadrinhada por Joelma, e a banda argentina Kumbia Queers (ARG), com seu som único que mistura kumbia e pós-punk.
Além dos headliners, o festival conta ainda com artistas locais e nacionais como Banda do Músico-DJ-Produtor Musical (SP), Kassin (RJ), e os DJs Telma e Selma (DF) e Laine D’Oliva (DF). Para Dayse Hansa, idealizadora e curadora do evento, essa edição comemorativa é um marco importante: “O BOCADIM nasceu com o intuito de promover a diversidade e hoje, ao celebrar 10 anos, sabemos que contribuímos para abrir espaço para artistas LGBTQIAP+ e mulheres em festivais de grande porte.”
Seleção Local e Regional
Com um olhar atento à cena local, o festival também traz artistas selecionados por um edital, que contou com a curadoria de produtores e músicos como Brenda Lima, Eduarda Kona Zion, Eli Moura, Mar Nóbrega e Rafaella Ferrugem. Alguns dos artistas escolhidos são Bárbara Silva, Blake Damon, Elon (PB), Lunar Dream, Pratanes, Ralé Xique e muitos outros.
Inovações Sustentáveis
Este ano, o Festival Bocadim introduz novas ações de sustentabilidade. Além de uma gestão rigorosa de resíduos, haverá a implementação de uma Praça de Alimentação com opções vegetarianas e veganas, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O festival também promoverá iniciativas de equidade e respeito para os trabalhadores do backstage e criará um espaço de acolhimento para lidar com possíveis casos de assédio.
As tradicionais oficinas de formação, como cursos de produção cultural e coquetelaria, continuarão a ser oferecidas gratuitamente aos inscritos.
Serviço• Data: 06 a 08 de setembro de 2024 • Local: Eixo Ibero-Americano de Cultura (antiga Funarte), Brasília/DF • Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) – vendas no Shotgun: https://shotgun.live/festivals/festival-bocadim • Classificação: 16 anos • Instagram: @festivalbocadim