Notícias | GERAL

Festival BITID de danças urbanas movimenta a cena hip hop no DF

Acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro no Recanto das Emas, a 7ª edição do Festival de Cultura Hip-Hop ‘B.I.T.I.D-Batalha Individual Tirando a Diferença’.

O evento é uma mobilização social e cultural que tem como objetivo proporcionar aos dançarinos de rua de todo o Brasil, a participação em workshops, debates, bate-papo, além das batalhas de dança com grandes nomes da cultura Hip Hop. Uma oportunidade única de mostrar suas habilidades e trazer ao público o que de melhor acontece dentro da cena do país.

B.I.T.I.D  -Batalhas Individuais Tirando a Diferença foi o nome criado para designar o festival, escolhido  a partir do cotidiano dos Bboys e Bgirls em suas batalhas diárias pelo reconhecimento cultural e artístico e contribuição social; onde essa diferença não se limitava somente a suas crews, mas  também com a própria sociedade, parentes e amigos.

O evento, fomentado pelo FAC -DF e Sec. de Economia Criativa, começou no quintal de uma residência no gueto de Taguatinga (antiga sede do grupo DF Zulu Breakers) e hoje segue em sua 7° edição com seu formato original, continua a dar ênfase na utilização dos pilares do hip-hop como ferramenta transformadora sócio educativa de  jovens e adultos.

As batalhas acontecem entre os dançarinos que dão o seu melhor para representarem seu estilo e sua cidade, onde todos são vencedores no final. 

Dentre os estilos podemos citar o Breaking, Popping, Locking, hip-hop dance e as batalhas 1×1 Battle, Seven to Smoke, Roleta Russa, Power Moves, entre outros.

Destaque para os dançarinos mirins Thiago Ferrugem e Samukinha, que estão em ínicio de carreira, entre 12 e 14 anos e já tem uma legião de fãs.

Nas pick ups os DJs Sapo (DF), Niko (SP) Ronald (GO) e os MC Hadda (DF) e MC Uiu (SP)

Dentro da programação do evento, durante os três dias, os grafiteiros Sowtto, Satão, Soneka, Odrus e Fokker (DF Zulu Breakers); Bia (RJ), Fe (DF) e Nathi (DF), além de convidados como o também Bboy Sutra (SP), revitalizarão a ADM e o Ginásio Tatuzão do Recanto das Emas.

INCLUSÃO SOCIAL

A DF Zulu Breakers que completa 30 anos de história de muito sucesso e mantém a sua preocupação em agregar jovens em sua crew. O grupo tem em sua família exemplos de força e determinação de dois artistas que viajam pelo mundo apresentando seus trabalhos e ensinamentos. São eles, o grafiteiro surdo e mudo, Rafael ‘Odrus’, cujo nome significa surdo ao contrário, conhecido pelas letras wildstyle e enorme talento, e, o Bboy ‘Samuka’, jovem deficiente físico que coleciona prêmios e esbanja vitalidade nas batalhas de dança.

Serviço:

7º BITID-Batalha Individual Tirando a Diferença

Hip Hop Celebration

Dias 20, 21 e 22/09 (sexta, sábado e domingo), a partir das 14h

Local: Ginásio Tatuzão-Recanto das Emas-DF

Entrada franca.

Informações: Instagram @bitid.celebration

Classificação Livre.

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.