Últimas Notícias

Exposição apresenta as surpreendentes fotomontagens de Athos Bulcão

eldogomes.com.br
Siga-me

O público admirador de Athos Bulcão tem novamente a oportunidade de apreciar suas surpreendentes fotomontagens na exposição em cartaz na galeria da Fundação. São 26 imagens inusitadas nas quais o artista flerta com o surrealismo. O método do artista consistia em procurar e recortar fotos de revistas da época, colando-as em um fundo comum e refotografando a cena composta.

 

A série de obras foi produzida entre 1949 e 1954, em um momento bem específico da vida do artista. Era início da década de 50, e o Brasil experimentava uma efervescência no campo da fotografia. “Athos Bulcão retornava da França e estava em crise, pois havia descoberto que não poderia viver de pintura no Brasil”, lembra Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação.

 

Nas palavras do próprio Athos, ele resolve “fazer uma coisa que não fosse nem fotografia, nem cinema, nem teatro”. Começou, então, a recortar as figuras de revistas e a colocá-las umas ao lado das outras, em um exercício de enquadramento. O resultado são imagens fantásticas. No entanto, as medidas exatas nas proporções dos recortes, o equilíbrio na luz e nos tons das fotografias, fazem parecer normais as montagens em que hipopótamos descansam na sala de visitas ou cabeças de crianças “voam” em Veneza.

 

A Fundação Athos Bulcão fica na CLS 404 Bloco D loja 01, Brasília – DF. Visitação da exposição: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 10h às 17h, até 8 de abril. Informações: (61) 3322-7801, www.fundathos.org.br. Entrada gratuita.

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.