TURISMO

Evento de voluntariado deve atrair cerca de 10 mil visitantes na capital federal

Siga-me

eldogomes.com.br

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.
eldogomes.com.br
Siga-me
Foto Luís Tajes/Setur-DF

Até domingo (24), Brasília será palco de um evento voltado para o protagonismo juvenil. Com foco em voluntariado, o Together prevê a participação de cerca de 10 mil pessoas do Brasil e da América do Sul, entre participantes, organizadores e fornecedores locais. Durante a realização da iniciativa, será realizada, no Centro de Convenções Ullysses Guimarães, uma feira aberta ao público. Os turistas que passarem pelo local terão a oportunidade de conhecer o artesanato da cidade no estande do Governo do Distrito Federal. O Centro de Atendimento ao Turismo também estará presente no espaço.

A abertura do evento, realizada na noite desta quinta-feira (21), reuniu a primeira dama do Distrito Federal, Mayara Noronha; a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o secretário da Juventude, Léo Bijos; e o presidente da Igreja Adventista do 7º dia do Centro-Oeste, Alijofran Brandão. “É uma alegria ver um público jovem reunido por uma causa nobre e que transmitem uma energia tão forte”, disse Mayara Noronha para a platéia.

Para Vanessa Mendonça, o Turismo tem capacidade de unir as pessoas e integrá-las a vida das cidades e o evento será uma oportunidade de apresentar uma Brasília encantadora. “Parabenizo os jovens e os organizadores do evento por estarem disseminando essa mensagem de paz e união. Os jovens são o futuro do país e vocês são muito bem-vindos, Brasília é a capital de vocês”, ressaltou Mendonça. “Estamos aqui para ressignificar a nossa capital. Não somos um lugar apenas de política, também somos esperança”, complementou Léo Bijos.

Com selo da Organização das Nações Unidas (ONU) e apoio de várias secretarias do GDF, o evento é organizado pela sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Centro-Oeste, juntamente com sua sede sul-americana. O objetivo é trazer para o Distrito Federal voluntários para diversas atividades em favor da comunidade. As ações que serão desenvolvidas também estão de acordo com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU para a Agenda 2030. As metas dizem respeito, entre outras coisas, ao cuidado com o meio ambiente, à igualdade social e de gênero e ao combate à pobreza.

O grupo atenderá 20 escolas públicas do DF com palestras de conscientização sobre consumo de drogas, bullying, violência, depressão e outros assuntos. Mais 12 ações serão realizadas em espaços públicos, como feiras de saúde, doação de sangue, combate à violência contra a mulher, espaço da beleza, espaço musical e exposições históricas, entre outras. “Esse evento é único e estamos felizes por realizar a 1ª edição em Brasília. Vamos receber jovens do mundo todo e vai ser um prazer apresentar a capital do Brasil”, disse Dione Martins, organizadora do evento.

Diversas oportunidades de programas de voluntariado de curta e longa duração serão oferecidas para os participantes, além de palestras de pessoas que vivem ou já viveram essa experiência. Entre os convidados para os momentos de ministração e louvor está o cantor Leonardo Gonçalves, vencedor do prêmio de melhor cantor gospel de 2017.

Experiências multissensoriais

O Together também será um ambiente para que os participantes tenham experiências únicas e sensoriais. Cada continente do mundo será representado com réplicas, cores, sons, encenações e até temperatura climática. A exposição será interativa, para que os participantes possam aprender de forma lúdica, por meio de games, vídeos e muita aventura.

Together Run

No domingo (24), último dia de evento, também será realizada uma corrida solidária de cinco quilômetros pelo Eixo Monumental, para adultos, e outra menor para crianças. A proposta é incentivar a prática regular de esporte como meio eficiente de prevenir doenças decorrentes do sedentarismo, trazendo bem-estar físico e mental a adultos, jovens e crianças.

As inscrições para a Together Run Kids serão feitas mediante entrega de alimentos e produtos de higiene, que serão direcionados para o Hospital da Criança de Brasília e para o Centro de Projetos e Assistência Integral (Cepai).

FONTE: SETUR DF

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.