A estudante de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Ana Caroline das Chagas Olinda, 23 anos, está fazendo uma vaquinha para conseguir estudar na Universidade de Hankuk de Estudos Estrangeiros, na Coreia do Sul. Moradora do Riacho Fundo 2 e bolsista da assistência estudantil, Ana foi aprovada pela UnB para fazer intercâmbio na universidade coreana no período de agosto a dezembro de 2023.

O programa mobilidade da UnB cobre apenas gastos administrativos na universidade estrangeira desejada pelo aluno. Com isso, os gastos com passagem, acomodação, alimentação e seguro saúde ficam a cargo do estudante. Por ser aluna de baixa renda e participante da assistência estudantil, Ana decidiu abrir uma vaquinha virtual para conseguir ajuda de familiares e conhecidos para ajudar a financiar o sonho. Para conseguir viajar, ela pretende arrecadar 30 mil reais —  R$ 20 mil pela vaquinha e 10 mil vendendo doces e aulas de inglês.

Para Ana, sempre foi um sonho estudar fora. Quando soube da aprovação para o intercâmbio, ela conta que se sentiu feliz e realizada. “Já vinha tentando o intercâmbio há algum tempo, essa foi a quarta vez. Pra mim, sempre foi uma realidade que parecia muito distante”, afirma. Durante seu ensino médio, Ana estudou em escola pública e cursou inglês e francês no Centro Interescolar de Línguas em Ceilândia e Taguatinga. A estudante lembra que só conseguiu ter acesso à internet no segundo período na UnB.

Ao longo da vida acadêmica, Ana também tem participado de programas voluntários, como o Projeto Mahsise, um projeto de extensão do Instituto de Relações Internacionais da UnB que tem por objetivo oferecer aulas de inglês para alunos indígenas da universidade.

[ Faça parte ] Quer ajudar a Ana? Colabore!
https://www.vakinha.com.br/3682033

Reportagem: Eu Estudante / Correio Braziliense
Foto: Arquivo Pessoal / Instagram