Por @EldoGomes
O jornalismo é sobrevivente. Disso não temos dúvida. Por isso, neste dia especial, que celebramos um dos profissionais mais ávidos em apurar e buscar informações. Trago aqui sete razões para celebrarmos a contemporaneidade desta profissão emblemática.
7 fatos sobre
1| Multimídia
Vivemos a geração de conteúdo audiovisual. Nunca foi tão oportuno se diferenciar “joio do trigo” e os jornalistas sabem bem como agir na busca pela informação com qualidade.
2| Apuração
Em tempos de tantas fakes news. É no profissional gabaritado e especializado, que temos que confiar e dar a máxima da validação jornalística.
3| Democracia
Só existe democracia se houver liberdade de imprensa. Em tempos obscuros nunca foi tão essencial praticar o verbo “expressar”. Deixe que digam, que pensem, que falem. Deixe que trabalhem!
4| Independencia
Com as novas mídias, os financiamentos coletivos e as diversas maneiras de monetizar no ambiente digital. É notório que o profissional de mídias que consegue escalonar sua atuação é cada vez mais essencial. E, claro, temos bons jornalistas por aí atuando assim.
5| Cursos
As plataformas digitais facilitaram a diversidade de cursos profissionalizantes para jornalistas. Atualmente, há dispositivos em diversas formatações que capacitam profissionais de imprensa e, claro, quem tem curiosidade chega longe neste mercado.
6| Comunidade
O princípio básico da formação de grupos, redes e comunidades – no ambiente online – mostra como os jornalistas digitais conseguem atuar em seus nichos e abas. Quem fala sobre determinado assunto, gera conectividade e tem feito o nome na web.
7| Linguagem
A internet veio para reinar. E, de fato, a linguagem jornalística, em mudança constante, ganhou novos nomes, novos ares e identidades digitais além do obvio esperado pela academia.
Contato e sugestões:
📧 | comercialeldogomes@gmail.com
Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Google Meu Local.
** Verifique outros detalhes direto nas redes sociais
*** Fotos: Banco de Imagens / Pexels