Tendo o fim de tarde na Praça dos Três Poderes como cenário, o relançamento do livro A invenção da Superquadra, pela editora Senac-DF e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), marcou a última terça-feira (22), na Casa de Chá. O evento reuniu autoridades, arquitetos, designers, representantes de sindicatos e conselheiros do Senac-DF, reafirmando a importância do urbanismo brasiliense e da valorização do patrimônio cultural da capital federal.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, relançar essa obra é uma forma de valorizar o patrimônio cultural de Brasília e também de estimular a educação e o turismo. “Ao entender as superquadras, entendemos melhor a alma da cidade e o papel que ela desempenha no cenário nacional e internacional”, afirmou.
A nova edição da obra, fruto de uma parceria entre o Senac-DF e o Iphan, resgata a história, a arquitetura e o conceito das superquadras do Plano Piloto, idealizadas por Lúcio Costa. Com mais de 500 páginas e linguagem acessível, o livro detalha as origens dos primeiros edifícios residenciais de Brasília e o modo de viver que marcou a cidade desde a sua criação.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, ressaltou a enorme alegria do Senac-DF em fazer parte dessa parceria com o Iphan. “Entregar uma obra revisitada, mais acessível e visualmente atualizada, é contribuir diretamente para a preservação da memória de Brasília e para a formação de novos olhares sobre a cidade. Esse livro é um presente para todos que amam e vivem essa capital”, destacou.