TECNOLOGIA

Descubra como influenciadores monetizam vídeos no TikTok

eldogomes.com.br
Siga-me

O TikTok (Android | iOS) é um aplicativo de vídeos e rede social que viu sua quantidade usuários crescer consideravelmente desde 2018, quando foi comprado pela ByteDance, ainda sob o nome de Musical.ly, sendo lançado nos EUA a partir daí. Atualmente, o app está entre os cinco mais baixados da Play Store, o que com certeza chamou a atenção de influenciadores digitais e das marcas que os patrocinam.

No entanto, ao contrário do Instagram, o TikTok não conta com um feed onde somente os posts das pessoas seguidas pelo usuário são vistos, mas sim com uma página intitulada “For You” (Para você), que mostra vídeos parecidos com os últimos visualizados. Assim, ao invés de contar com uma quantidade sólida de visualizações (como no Instagram), os influenciadores passaram a ter que se aventurar muito mais no TikTok, criando maneiras de ganhar cada vez mais visualizações e garantir que o público se interesse pelas marcas divulgadas.

Como monetizar vídeos no TikTok

O engajamento dos usuários com o conteúdo postado no TikTok pode ser mais difícil de contabilizar quando comparado a outras redes sociais. No entanto, as recompensas caso o conteúdo conquiste a quantidade e o perfil certo de visualizadores podem ser muito melhores – o que faz com que as empresas continuem investindo no aplicativo. Isso porque, conforme já dito, o TikTok tem muito mais potencial para viralizar um vídeo hoje em dia, graças à página “For You”, uma vez que até mesmo usuários com poucos seguidores podem ser assistidos pelo mundo todo caso saibam produzir um conteúdo criativos.

Justamente por isso, os influenciadores digitais têm usado e abusado de sua criatividade ao criar vídeos para divulgar marcas. Segundo Eitan Bernath, influenciador no TikTok, os anúncios no TikTok devem ser cobrados também por seu “aspecto criativo, não só pelo número de visualizações ou de seguidores”. Por isso, embora ele afirme cobrar menos por um anúncio do TikTok devido à dificuldade de atingir o mesmo número de visualizações mais de uma vez, o influencer também diz que pretende definir um preço base, ao qual será adicionado “um valor X por cada milhão de visualizações”.

Assim, se você pretende viralizar no TikTok, saiba que, ao invés de seu número de seguidores, o que contará realmente será sua capacidade de criar um conteúdo que atraia o público.

Use o áudio a seu favor

Outra característica que pode ser incluída no quesito criatividade é a maneira como o usuário utiliza o áudio em seus vídeos. Uma vez que o TikTok disponibiliza músicas e também permite usar áudios de terceiros para fazer dublagens engraçadas, vídeos que possuem somente imagens ou que não apostam em diálogos criativos costumam contar com menos engajamento.

Por conta do potencial de popularidade do TikTok, até mesmo artistas têm pago influencers para fazer vídeos dublando, dançando ou ouvindo suas músicas.

O futuro dos vídeos monetizados no TikTok

Através do uso contínuo do aplicativo, influencers garantem que é possível atingir uma maior quantidade de visualizações e, com base nela, fazer cálculos como os de Bernath, onde a quantidade de dinheiro pago pelo anúncio aumenta de acordo com certo número de visualizações e engajamento. Assim, o TikTok pode funcionar como uma alternativa ao Instagram ou Facebook na hora de divulgar uma marca, ou até mesmo mais uma ferramenta para os influenciadores que desejam expandir seus horizontes.

FONTE: CANALTECH

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.