Um dos símbolos arquitetônicos de Brasília participará no próximo dia 25/03 da campanha de conscientização do uso racional de recursos naturais promovido pelo WWF Brasil.

Conjunto Nacional apagará sua tradicional fachada durante a Hora do Planeta

A fachada luminosa do Conjunto Nacional, que é parte do projeto do Plano Piloto de Brasília, tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, ficará às escuras durante uma hora no próximo dia 25/03, quando o shopping se junta à WWF-Brasil no movimento a Hora do Planeta. Um dos cartões postais da capital do Brasil, foi idealizada pelo artista plástico Athos Bulcão e, à noite, suas luzes podem ser vistas a quilômetros de distância. Mas entre às 20h30 e às 21h30 do próximo sábado, a iluminação da fachada e dos varandões do shopping serão apagadas para incentivar o consumo consciente dos recursos naturais do planeta Terra.

A Hora do Planeta é um movimento que tem como objetivo conscientizar indivíduos, empresas e poder público a respeito dos desafios socioambientais da atualidade, como a emergência climática e a perda da biodiversidade. O movimento nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália. Com um simples gesto: o apagar das luzes por uma hora simultaneamente. Aqui no Brasil a Hora do Planeta acontece desde 2009, sempre sob a coordenação do WWF-Brasil, uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro mais justo e saudável para todos, no qual sociedade e natureza vivam em harmonia.

Além da participação na Hora do Planeta, o Conjunto Nacional adota várias iniciativas de incentivo ao consumo consciente. O shopping registrou em 2022 o reaproveitamento de 600 mil litros de água provenientes do ar-condicionado, para regar os jardins e as plantas e lavar equipamentos, calçadas, pisos e garagem do shopping. A ação, que ganhou o nome de Reuso de Água da Central de Água Gelada (CAG) é um dos destaques da série de iniciativas do shopping.

Na Praça de Alimentação, existe um sistema desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília que reutiliza água para resfriar o ambiente. O Conjunto Nacional também possui uma Estação de Reuso de Água que torna possível o tratamento adequado de mais de 10 milhões de litros de água do esgoto ao ano, que deixam de ser descartados e são reutilizados nas descargas dos sanitários e mictórios do shopping. A água também é ozonizada para eliminação de odores e bactérias. Além disso, os mictórios estão sendo trocados por aparelhos mais modernos que não utilizam água. 

Da Redação,
Por Gabi Lacerda
(@GabiLacrda) 🐻

[1] Foto: Simone Azevedo Comunicação
[2] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais.

[3] Por Adriana Mendes