TECNOLOGIA

Conheça as funcionalidades dos smartphones que podem te ajudar a dormir

eldogomes.com.br
Siga-me

A situação é a seguinte: você, em meio a uma rotina tão corrida e cheia de preocupações, consegue finalmente se deitar para dormir. O problema é que a cabeça continua a mil, e o sono não vem de jeito nenhum. Felizmente, alguns aplicativos podem te ajudar com a dificuldade para dormir, com alguns recursos de relaxamento como músicas ou exercícios de respiração.

Recursos nativos do iPhone

Para quem usa iPhone, o próprio sistema já possui algumas funcionalidades relativas ao sono. Uma delas é o recurso Hora de Dormir. Ele faz algumas perguntas sobre sua rotina, como o horário de despertar e a quantidade de horas de sono ideal, faz cálculos com base nisso e te avisa quando chega a hora de dormir. De manhã, o alarme toca em um momento de sono mais leve, para ficar mais fácil de acordar. O recurso também exibe um histórico da quantidade de tempo que você passou dormindo ou acordado, que pode ser visto no app Saúde.

Outro recurso do iOS que ajuda os usuários para dormir com mais facilidade é o Night Shift, que ajusta automaticamente as cores da tela para os tons mais quentes do espectro, deixando a tela mais agradável aos olhos. Na prática, ele usa o relógio e a localização geográfica do dispositivo para determinar a hora do pôr do sol onde você está. Em seguida, altera automaticamente as cores da tela para cores mais quentes. Pela manhã, a tela volta para os ajustes normais.

Sleepo

Já que falamos sobre iOS, vamos falar sobre um app que os usuários de Android podem aproveitar. O Sleepo oferece uma coleção de sons em HD que podem ser combinados para formar ambientes para relaxamento. Você pode escolher entre diferentes tipos de chuva (como chuva na janela, ondas do oceano, trovões, por exemplo), sons da natureza (floresta, riacho, cachoeira, etc), sons da cidade (como metrô, trem, ventilador, avião), ruídos ou instrumentos musicais, e até gravar as suas combinações favoritas para que elas estejam sempre à disposição.

Além disso, você também pode programar o timer para que ele pare automaticamente o app. Vale lembrar que o Sleepo não necessita de uma conexão de internet, e por isso você pode utilizá-lo em qualquer lugar sem se preocupar com uso de dados. Ele está disponível gratuitamente para Android, e pode ser encontrado na Play Store.

Relax Melodies

Outra opção para quem tem dificuldades na hora de pegar o sono, o aplicativo Relax Melodies é gratuito e está disponível tanto para dispositivos Android quanto para dispositivos iOS. Basicamente, assim como o anteriormente apresentado aqui, esse outro app é um acervo de sons relaxantes para estimular o sono, como chuva, pássaros ou instrumentos musicais. Você consegue selecionar diversos sons e controlar os volumes, misturando as melodias (o que pode ser salvo, também). No entanto, um diferencial é que há também algumas músicas prontas e uma aba com meditações guiadas para dormir. É válido ressaltar que algumas músicas estão disponíveis apenas na versão premium do app.

Atmosphere

Para quem tem dificuldades para dormir, o Atmosphere pode se apresentar como um prato cheio. Acontece que o aplicativo traz um mix de sons da natureza, como praia, floresta, urbano, subaquático, casa, parque, campo, e até mesmo outros tipos de sons, como oriental e instrumental. O app traz um temporizador, para que as músicas sejam encerradas em determinado período. O grande diferencial é uma aba chamada frequências estimulantes, com sons cuja premissa é estimular o relaxamento, a criatividade e a redução de stress e de ansiedade. Você consegue baixar o app tanto no Android quanto no iOS, gratuitamente.

Dormir Ciclo Alarme Rastreador

Basicamente, o Dormir Ciclo Alarme Rastreador é um despertador inteligente, cuja premissa é deixar você se sentindo descansado depois de cada noite de sono. Ele usa algoritmo avançado para determinar a sua fase de sono, e disparar o alarme no momento mais apropriado. Além disso, o aplicativo (que pode ser baixado no Android e no iOS também) pode ser usado para ouvir sons relaxantes de natureza, para adormecer com mais facilidade.

O app é indicado para pessoas com apneia do sono, problemas de ronco, fadiga, estresse, cansaço, exaustão e falta de sono. Ah, e no momento em que a noite de sono se inicia, o Dormir Ciclo Alarme Rastreador automaticamente abaixa o brilho do smartphone, para que o usuário realmente se concentre em dormir. Na versão premium, é possível obter relatórios do sono e suas análises, e até mesmo criar planos de treinamento físico.

FONTE: CANALTECH

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.