Notícias | GERAL

Conferência do Outubro Rosa em Brasília reforça combate ao câncer de mama

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF​

Prevenção, diagnóstico e tratamento da doença foram temas abordados

Reforçar, com os profissionais da saúde, o papel da assistência multidisciplinar no enfrentamento do câncer de mama é o objetivo da Conferência do Outubro Rosa, realizada nesta terça-feira (1º), início do mês dedicado à conscientização e prevenção a esta doença. O evento faz parte de uma extensa programação da Secretaria de Saúde, cujo lançamento oficial deve ocorrer na quinta-feira (3).

A conferência apresentou palestras sobre o direito do paciente e uma abordagem situacional da doença no Distrito Federal, unidade da Federação que registra cerca de mil novos casos de câncer de mama por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Também houve mesa redonda para discutir a temática e debates sobre a importância da ação multiprofissional no enfrentamento da patologia.

“O evento tem por iniciativa e meta ampliar a troca de conhecimentos em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, destacando, principalmente, a assistência multidisciplinar, que precisa ser cada vez melhor para os pacientes”, ressaltou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, durante abertura do evento, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Na ocasião, Okumoto destacou o serviço de excelência do DF para pacientes nessa condição, que atende, inclusive, pessoas de outros estados, como Goiás e Bahia. A Secretaria de Saúde oferta, em média, 2 mil vagas de mamografias por mês na rede pública.

“Mas precisamos, cada vez mais, melhorar o acesso das mulheres ao atendimento multiprofissional, para oferecer os exames a todas. Com esse intuito, é necessário participar de eventos desta natureza, para qualificar os debates sobre o acesso das que necessitam de atendimento”, ressaltou o secretário.

No encontro, a educação continuada para profissionais de saúde sobre a importância de se reforçar o combate ao câncer de mama foi cogitada pela chefe da Assessoria de Política, Prevenção e Controle do Câncer, Érica Batista. “Mais de 300 vagas foram ofertadas para os profissionais se atualizarem sobre os protocolos de prevenção de câncer de mama e colo de útero, e pretendemos avançar com esse movimento”, planeja.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do DF foi um dos organizadores do evento. O presidente da entidade, Farid Buitrago, reforçou a importância de se informar os profissionais da saúde para a necessidade de se ampliar o alcance dos exames de mamografia. “É fundamental fazer esse esclarecimento todo ano, proposta pelo Outubro Rosa, com o objetivo de se evitar o sofrimento das mulheres”, insistiu Farid.

Também participou da abertura do evento o diretor executivo da Fepecs, Marcos Ferreira.

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.