O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. O maior evento global sobre o clima acontecerá pela primeira vez no Brasil e deve colocar no centro das discussões a Amazônia e os povos que vivem nela. A 23ª edição do Sigma-Múndi, projeto interdisciplinar do Colégio Sigma, se antecipa e terá a COP30 como tema central. Entre os dias 16 e 18 de maio, o projeto levará para a escola simulações de conferências promovidas por organizações nacionais e internacionais que discutem repercussões políticas, sociais e econômicas do assunto.
Paulo Macedo, coordenador do projeto, ressalta que o aluno participante tem a oportunidade de desenvolver oratória, argumentação, raciocínio para enfrentar situações adversas, senso crítico e olhar para o outro na tentativa de buscar resoluções aos problemas propostos durante as simulações. “Além disso, o aprofundamento do estudo também aumenta sua base argumentativa e seu repertório contribuindo para aprimoramento de suas redações nos exames externos”, avalia.
Em 2024, os 550 alunos participantes, do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais até a 3ª série do Ensino Médio, serão divididos em 15 comitês que contemplam o modelo ONU, imprensa, empreendedorismo, legislativo e judiciário. A novidade desta edição está na reconfiguração do comitê de imprensa que contará com 4 agências: Crises, TV, Mídias Digitais e Jornal/Revista. “Os estudantes poderão viver o cotidiano de um jornalista. Essa é a oportunidade de entender, pelos olhos de um comunicador, todo o universo das negociações de uma simulação”, comenta o professor.