O tratamento do HIV em Brasília é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Existem oito unidades públicas especializadas no atendimento a pessoas vivendo com HIV/Aids no Distrito Federal.
Para iniciar o tratamento, é necessário fazer um cadastro no SAE HIV/Aids da unidade de saúde mais próxima da sua residência. No cadastro, você será avaliado por um médico especialista, que irá prescrever o esquema terapêutico adequado para o seu caso.
O tratamento do HIV é feito com medicamentos antirretrovirais, que ajudam a controlar a infecção e impedir que ela evolua para a Aids. Os medicamentos devem ser tomados todos os dias, conforme a orientação médica.
Além do tratamento medicamentoso, é importante também manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e controle do estresse.
Onde buscar tratamento:
Confira abaixo locais que oferecem atendimento.
→ Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin – antigo Hospital Dia da Asa Sul)
→ Policlínicas de Taguatinga, Ceilândia, Planaltina, Paranoá, Gama e Lago Sul
→ Ambulatórios de infectologia dos hospitais de Base, Regional de Santa Maria (HRSM), Regional de Sobradinho (HRS) e Universitário de Brasília (HUB).
Além desses locais, as unidades básicas de saúde (UBSs) fazem testes rápidos e oferecem preservativos e gel lubrificante durante todo o ano.
Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF