Por Francianne de Fátima
O projeto MenteInovadora continua divertindo e ensinando as crianças, mesmo sem o acesso ao material nesse tempo de isolamento. Nas aulas on-line pelo Google Meet, a metodologia é contextualizada a fim de que as turmas entendam a aplicação dos métodos em situações do cotidiano. No 1º ano, por exemplo, um dos jogos possibilitou a reflexão sobre a boa convivência.
Com “Os animais de Lucas”, os alunos desenvolveram algumas competências e habilidades, ao analisar as características dos personagens gato, rato, cachorro brabo e cachorro manso, relacionando-os às suas preferências afetivas e alimentícias. Para evitar brigas entre os bichanos e promover um bom relacionamento, Lucas criou estratégias que facilitaram esse convívio.
Antes de realizar os exercícios no livro do PMI e aplicar o método “tentativa e erro”, eles entenderam que é preciso respeitar as diferenças e que não precisamos viver como “gato e rato ou como gato e cachorro”. Depois de ajustarem os animais e alimentos no devido lugar, sem deixar os “estressadinhos” perto, as crianças registraram e/ou desenharam o seu animalzinho de estimação.