A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), assinou a proposta de reajuste salarial de 18% às polícias Militar e Civil e ao Corpo de Bombeiros para entregar ao governo federal. O documento foi assinado durante cerimônia no Palácio do Buriti, na tarde desta terça-feira (28)

Os salários das Forças de Segurança do DF são pagos por meio do Fundo Constitucional, repasse feito pela União para gastos com segurança, educação e saúde nem Brasília. Por isso, para que o aumento se concretize, é necessário o aval do Congresso Nacional e da Presidência da República.

“Essa lei não está sendo encaminhada pela primeira vez. Fizemos ajustes técnicos que vão resolver problemas estruturantes de muitos anos. Tenho certeza que a recepção do governo federal será com bons olhos”, disse Celina Leão.

Em 2019, o GDF conquistou um aumento de 8% para o efetivo. Em 15 de março de 2022, o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) solicitou ao governo federal um novo reajuste de 10% para as forças de segurança, que, no entanto, não foi aprovado.

Do G1