A proposta para instituir, em toda a administração pública do Distrito Federal, uma campanha permanente em favor da doação de órgãos e tecidos avança na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O Projeto de Lei nº 440/2023, apresentado pelo Vice-Presidente da Casa, Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), foi aprovado na última quarta-feira (16), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Antes, o texto já tinha recebido parecer favorável da Comissão de Educação, Saúde e Cultura e, agora, segue para análise da Comissão de Orçamento e Finanças e, na sequência, para a Comissão de Constituição e Justiça.

O PL prevê que todos os portais eletrônicos de órgãos da administração pública tenham um banner permanente direcionando para a página do Programa Doar É Legal. O site é alimentado pelo Conselho Nacional de Justiça, que já realiza, no âmbito do Judiciário, a campanha permanente de doação, disponibilizando aos usuários informações sobre como funciona a doação de órgãos e tecidos no Brasil e orientando como as pessoas que têm interesse em se tornarem doadores devem proceder e conversar com a família para garantir que seu último gesto de solidariedade seja cumprido.

Ricardo Vale está otimista quanto ao trâmite do projeto e acredita que iniciativas como essa são bem recebidas pelos distritais, porque quase não têm custos e geram impacto positivo na vida da população. “Ainda mais em um momento como esse, em que acompanhamos o caso criminoso de contaminação de órgãos no Rio de Janeiro, em virtude de decisões políticas obscuras locais. O Programa Doar é Legal joga luz ao que realmente importa: a política nacional bem-sucedida de captação e distribuição de órgãos”, afirma o distrital. Ele destaca que a adesão do GDF ao programa vai fomentar a solidariedade e a empatia para que as famílias, mesmo em um momento de dor, considerem permitir que outras pessoas possam ter uma nova oportunidade. “A doação é um gesto muito bonito e que transforma a vida de milhares de transplantados em nosso país. Por meio dos transplantes, a vida continua”, afirma o deputado.

Comunicação Ricardo Vale (PT)