POLÍTICA

Brasília e a economia gerada pela sustentabilidade orgânica

eldogomes.com.br
Siga-me

Neste sábado (1) é comemorado no meio rural o Dia do Tomate. A hortaliça é versátil e pode ser consumida de várias formas e ser ingrediente de vários preparos. No Distrito Federal, 439 produtores cultivam tomates – principalmente nas regiões de Planaltina, Brazlândia e Paranoá. 

Cerca de mil trabalhadores atuam na atividade (440 produtores e 610 empregados), que gerou um Valor Bruto da Produção de R$ 83 milhões em 2018. No total, são 375,7 hectares cultivados – sendo que 300 são em campo aberto e 75 em ambiente protegido. 

Segundo a coordenadora do programa de olericultura da Emater-DF, Adriana Nascimento, a produção distrital abrange principalmente os tipos salada, italiano, cereja e grape.

Tecnologias de produção
Com foco na qualidade, produtividade e rentabilidade, a Emater-DF orienta os produtores e capacita seus técnicos no uso de tecnologias de produção. 

Nada se perde
Para aproveitar os frutos excedentes da safra ou aqueles que não alcançaram padrão para a comercialização, pode-se optar pela industrialização artesanal de produtos, como extratos, molhos e geleias, catchup, tomate seco em conserva e tomate desidratado.

Com informações da Emater-DF

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.