[ Matéria de Capa ],  POLÍTICA

Brasil: Vale e os Problemas gerados para Brumadinho em Minas Gerais

eldogomes.com.br
Siga-me

Relatos de funcionários e moradores de Brumadinho (MG) apontam falhas no plano emergencial elaborado pela mineradora Vale em caso de rompimentos de barragens. Testemunhas estão sendo ouvidas pela Polícia Civil de Minas Gerais, que quer rapidez na punição criminal dos responsáveis pela tragédia. 

Moradores da comunidade de Parque das Cachoeiras, em Brumadinho (MG), ouvidos pela Agência Brasil,  negam que a empresa tenha passado orientações de prevenção de riscos. De acordo com a publicação, nem mesmo no dia em que a sirene tomou sob o risco de rompimento em uma barragem de água, os moradores não tinham ideia de como agir. 

No dia do rompimento da barragem em Brumadinho, a sirene não tocou. A mineradora afirmou que foi devido a velocidade com que lama foi vazada. O plano de emergência que leva orientações da Defesa Civil, prevê que três alarmes, a sirene seria para anunciar um risco, ainda antes do rompimento. 

A Vale afirma que pretende antecipar o pagamento de indenizações a vítimas. O valor dos danos, no entanto, não é o que mais tem mobilizado os investigadores. Eles pretendem denunciar por homicídio qualificado os responsáveis pelo rompimento da barragem se comprovada negligência no projeto. 

Jornal Destak DF

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.