O “V Boletim Panorama da Retomada do Turismo em Goiás“, divulgado pelo Observatório da Goiás Turismo, apresenta novidades sobre as tendências do setor e dados sobre empregos, estabelecimentos e arrecadação em Goiás. Segundo o Observatório, nessa edição, o objetivo é apresentar o máximo de possibilidades em relação a pesquisas e dados que possam contribuir com as demandas contemporâneas do turismo e, sobretudo, a gestão do setor em Goiás.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), Goiás registrou uma redução de 7.318 empregos nas Atividades Características de Turismo, no período de janeiro a novembro de 2020. No ano passado, a arrecadação de ICMS também sofreu queda de R$ 53.804.910,83 , em comparação com 2019. Ainda segundo o IBGE, em janeiro de 2021, o Índice de Atividades Turísticas(ACTs) em Goiás, com ajuste sazonal, sofreu uma retração de -7,4%, se comparado ao mês de dezembro, após registrar oito taxas positivas seguidas.
Tendências
Entre as novidades no Turismo, após a pandemia, estão termos e comportamentos que já são percebidos em todo o mundo, como o staycation, uma combinação de_stay_ e vacation, que é a predominância do turismo doméstico e de curta distância, chamado de turismo de proximidade. O Boletim aponta que o turista, diante da pandemia, continua planejando sua viagem dos sonhos, e prefere passar as férias em isolamento, ou seja, em vez de grandes hotéis em grandes centros, opta por hotéis boutique e vilas em locais menos movimentados, além de buscar lugares perto da natureza.
O estudo também cita o “paradoxo sustentável” no pós-Covid-19. A queda nas viagens teve impacto extremamente positivo no planeta. O retorno à normalidade pode ser, em vez de um risco, um alerta para mudanças. O Boletim alerta, ainda, que empresas e profissionais terão que buscar alternativas, inovação e tecnologias para renovar seus produtos ou serviços diante da nova realidade.