Biografia de Elza Soares, por Zeca Camargo

Escrita por Zeca Camargo o livro traz a perspectiva da própria cantora para os fatos trágicos, a carreira e as dezenas de reinvenções pelas quais passou

Para Zeca Camargo, escrever Elza foi um luxo. Concebida após dezenas de horas de entrevistas com a cantora, a biografia chega às livrarias com um texto leve, escrito nos últimos 11 meses, após sessões de conversas iniciadas em julho de 2017. “É um luxo porque tenho uma biografia em que a biografada está aqui, disposta a falar, oferecendo suas memórias. E vem uma história oral. Já se escreveu muita coisa sobre a Elza, mas é a primeira vez que ela dá a versão dela. Mesmo quem conhece a biografia da Elza vai ter algumas surpresas no livro”, contou Camargo, em entrevista, quando passou por Brasília para participar da 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em outubro.

Elza Soares completou 88 anos em julho último, mas a memória é a mesma da menina de 13 que gostava de brincar com os garotos na rua e fingia dramas para comover passantes e ganhar um trocado. “Toda a memória dela é impressionante. Ela lembra de tudo”, garante Camargo. “Lembra de detalhes, da roupa que tava usando, o que alguém falou. Quando alguém faz uma biografia, geralmente, o problema é a memória. A pessoa não lembra muita coisa. No caso da Elza, ela lembra demais, a gente tem de selecionar.” Nas 384 páginas da biografia, é sempre a perspectiva da cantora que predomina.

Do CB, por Nahima Maciel

Sobre eldogomes.com.br 7075 Artigos
Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.