TECNOLOGIA

Anatel envia aparelho que identifica sinal de celular para ajudar nas buscas em Fortaleza

eldogomes.com.br
Siga-me

A queda de um prédio em Fortaleza pegou todos de surpresa na manhã desta terça-feira (15) e mobilizou várias pessoas em buscas de sobreviventes. Em um dos casos, o celular ajudou a acalmar a família e ao mesmo tempo trouxe uma imagem inusitada: o estudante de arquitetura Davi Sampaio conseguiu enviar uma selfie enquanto estava preso sob os escombros.

A foto foi enviada ao grupo de parentes no WhatsApp e mostra Sampaio sorrindo para mostrar que, apesar dos arranhões sofridos, ele estava bem. O primo dele, Albertine Felipe, foi o primeiro a observar a mensagem.

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possui um equipamento que normalmente é usado para localizar celulares, em ações de fiscalização por meio de parceria com as empresas de telefonia. O órgão do governo enviou esse mesmo aparelho para ajudar a encontrar vítimas no desabamento do Edifício Andréa, que desabou na manhã desta terça-feira (15).

O gadget é um analisador de espectro com antena diretiva, capaz de irradiar ondas eletromagnéticas com maior intensidade para uma direção específica. De acordo com o presidente regional da Anatel, Gilberto Studart, isso facilita na busca por fontes emissoras de sinal. “Trouxemos equipe técnica que está com o analisador de espectro, que tem grande chance de ser útil na localização de pessoas que estejam usando o celular abaixo dos escombros e que precisem de socorro”, afirmou ao Diário do Nordeste.

“A gente precisa da colaboração das operadoras de telefonia, uma ação conjunta. A tentativa é que a gente consiga dar um suporte para que isso seja feito o mais rápido possível, de maneira eficaz”, complementou. Até o início da noite desta terça, dados oficiais contabilizavam uma pessoa morta, nove resgatadas com vida e outras 10 desaparecidas, segundo familiares.

FONTE: CANAL TECH

Por 📸@EldoGomes | Jornalista e YouTuber.