Os resultados da TIM no segundo trimestre de 2022 marcam um momento de avanço histórico da companhia ao combinar o excelente desempenho dos indicadores financeiros e operacionais com o fechamento do processo de aquisição de ativos móveis da Oi. Com essa operação, a TIM adiciona 16 milhões de novos clientes a sua base. A receita líquida total sobe 21,8% na comparação com o mesmo trimestre de 2021. Este mesmo indicador, excluindo os efeitos da Oi, cresce 12,6%, o maior incremento dos últimos 10 anos. 


A nova fase da operadora está evidente na alta de 18,3% no EBITDA no segundo trimestre, com margem de 46,3%. Um dos principais indicadores positivos, e que suporta a performance deste período, é o crescimento de 23% na receita dos serviços móveis. A companhia registra lucro líquido normalizado de R$ 313 milhões, um recuo já esperado de 54,1% na comparação com o segundo trimestre de 2021, como reflexo extraordinário da acomodação dos custos da transferência dos ativos móveis da Oi. 


No segundo trimestre, a TIM assumiu a liderança de cobertura móvel no país, presente em 5.406 cidades, aproximando a operadora da meta de atingir 100% de cobertura 4G em território nacional até 2023. A companhia segue focada em inovação na infraestrutura, ofertas e parcerias para entregar uma experiência diferenciada aos seus 68,7 milhões de clientes, com a ambição de ser a melhor operadora do Brasil. O marco mais recente é ativação da primeira e maior rede 5G Standalone do Brasil, já ativada em Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa e, em breve, nas demais capitais do país. 


 • R$ 313 milhões  de lucro líquido normalizado 
 • R$ 5,3 bilhões de receita líquida total no 2T22  
 • R$ 2,5 bilhões de EBITDA normalizado, com evolução de 18,3% A/A.  
 • 46,3% de Margem EBITDA 


A TIM vive seu melhor momento, estabelecendo-se como protagonista da reorganização do setor de telecomunicações no Brasil. É um período de transformação que nos torna ainda mais eficientes nas frentes comercial e de infraestrutura, enquanto transformamos a experiência do cliente com a maior rede do Brasil. Fechada a incorporação dos ativos móveis da Oi e iniciada a operação do 5G, a companhia sobe de patamar e se propõe a ser a melhor do Brasil.” 
Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil

Foto: Divulgação | Texto: Assessoria Tim