Nos últimos cinco anos, o Brasil tem visto uma transformação na forma como seus cidadãos planejam viagens. Segundo o Airbnb, as viagens de curta distância, até 500 quilômetros do local de origem dos hóspedes, mais que triplicaram no país. Essa tendência está relacionada à praticidade e ao desejo de explorar destinos próximos, permitindo escapadas rápidas durante finais de semana, feriados prolongados ou até em curtas folgas de trabalho.

O Airbnb revela que os estados brasileiros com maior percentual de viagens dentro das suas próprias fronteiras, em comparação com viagens interestaduais, são:

  • Santa Catarina: mais de 50%
  • Rio de Janeiro: mais de 50%
  • Bahia: mais de 40%
  • Pernambuco: mais de 35%
  • Alagoas: mais de 30%

Esses números destacam a preferência dos brasileiros por conhecer as atrações locais, sem a necessidade de longos deslocamentos. Entre os destinos mais procurados em um raio de até 500 quilômetros, predominam as cidades costeiras, mostrando que, independentemente do clima, a praia continua sendo uma das opções favoritas. Oito dos dez principais destinos são municípios litorâneos:

  1. Rio de Janeiro (RJ)
  2. Salvador (BA)
  3. Caraguatatuba (SP)
  4. Niterói (RJ)
  5. Belo Horizonte (MG)
  6. Natal (RN)
  7. Praia Grande (SP)
  8. Fortaleza (CE)
  9. Campinas (SP)
  10. Ubatuba (SP)

Além disso, os hóspedes têm aproveitado para explorar as cidades vizinhas de seus estados. Abaixo estão os principais destinos escolhidos por viajantes de grandes capitais brasileiras:

  • Belo Horizonte: Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio (RJ), Guarapari (ES), Arraial do Cabo (RJ) e Ubatuba (SP)
  • Curitiba: São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Bombinhas (SC) e Matinhos (PR)
  • Rio de Janeiro: São Paulo (SP), Armação dos Búzios (RJ), Cabo Frio (RJ), Petrópolis (RJ) e Arraial do Cabo (RJ)
  • São Paulo: Ubatuba (SP), Guarujá (SP), Praia Grande (SP), São Sebastião (SP) e Bertioga (SP)

De acordo com Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul, “o aumento de viagens de curta distância evidencia uma tendência: as pessoas estão preferindo conhecer a própria região, ter maior flexibilidade para se desconectar da rotina e explorar destinos sem a necessidade de grandes planejamentos ou orçamentos elevados”. Essa mudança permite que os brasileiros descubram novas experiências e momentos de lazer sem precisar ir longe.

Na semana do Dia da Independência do Brasil, o Airbnb lançou uma seleção de acomodações com o selo “Preferido dos Hóspedes”. Essas propriedades, escolhidas com base em avaliações e comentários de usuários, oferecem ótimas opções para quem busca uma viagem curta e inesquecível.

Fonte: AirBNB