Nos últimos cinco anos, o Brasil tem visto uma transformação na forma como seus cidadãos planejam viagens. Segundo o Airbnb, as viagens de curta distância, até 500 quilômetros do local de origem dos hóspedes, mais que triplicaram no país. Essa tendência está relacionada à praticidade e ao desejo de explorar destinos próximos, permitindo escapadas rápidas durante finais de semana, feriados prolongados ou até em curtas folgas de trabalho.
O Airbnb revela que os estados brasileiros com maior percentual de viagens dentro das suas próprias fronteiras, em comparação com viagens interestaduais, são:
- Santa Catarina: mais de 50%
- Rio de Janeiro: mais de 50%
- Bahia: mais de 40%
- Pernambuco: mais de 35%
- Alagoas: mais de 30%
Esses números destacam a preferência dos brasileiros por conhecer as atrações locais, sem a necessidade de longos deslocamentos. Entre os destinos mais procurados em um raio de até 500 quilômetros, predominam as cidades costeiras, mostrando que, independentemente do clima, a praia continua sendo uma das opções favoritas. Oito dos dez principais destinos são municípios litorâneos:
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- Caraguatatuba (SP)
- Niterói (RJ)
- Belo Horizonte (MG)
- Natal (RN)
- Praia Grande (SP)
- Fortaleza (CE)
- Campinas (SP)
- Ubatuba (SP)
Além disso, os hóspedes têm aproveitado para explorar as cidades vizinhas de seus estados. Abaixo estão os principais destinos escolhidos por viajantes de grandes capitais brasileiras:
- Belo Horizonte: Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio (RJ), Guarapari (ES), Arraial do Cabo (RJ) e Ubatuba (SP)
- Curitiba: São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Bombinhas (SC) e Matinhos (PR)
- Rio de Janeiro: São Paulo (SP), Armação dos Búzios (RJ), Cabo Frio (RJ), Petrópolis (RJ) e Arraial do Cabo (RJ)
- São Paulo: Ubatuba (SP), Guarujá (SP), Praia Grande (SP), São Sebastião (SP) e Bertioga (SP)
De acordo com Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul, “o aumento de viagens de curta distância evidencia uma tendência: as pessoas estão preferindo conhecer a própria região, ter maior flexibilidade para se desconectar da rotina e explorar destinos sem a necessidade de grandes planejamentos ou orçamentos elevados”. Essa mudança permite que os brasileiros descubram novas experiências e momentos de lazer sem precisar ir longe.
Na semana do Dia da Independência do Brasil, o Airbnb lançou uma seleção de acomodações com o selo “Preferido dos Hóspedes”. Essas propriedades, escolhidas com base em avaliações e comentários de usuários, oferecem ótimas opções para quem busca uma viagem curta e inesquecível.
Fonte: AirBNB