O INTERFASHION BRASÍLIA recebe Alexandre Herchcovitch, André Carvalhal, Alexandre Herchcovitch e Olivia Merquior, de 8 a 10 de agosto, no Parque Estações (Estacionamento 10 do Parque da Cidade). O evento chega para contribuir com a evolução de toda cadeia produtiva do segmento de moda e imagem no Distrito Federal, dando visibilidade ao mercado local. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos pode ser feita pelo site: https://interfashionbrasilia.com.br/. A realização é do Instituto Conecta e Ativa Instituto.
“Queremos ser o evento e movimento referência no Brasil em experiências, networking e conteúdo inovador do mercado fashion business”, destaca a idealizadora do projeto, Julyana Noronha.
Inovação a IA na Moda – No dia 9 de agosto, às 16h, Olivia Merquior vai falar sobre futuro, inovação e tecnologia na moda. Uma das maiores especialistas neste tema, ela abordará a importância da Inteligência Artificial para o seguimento da moda e suas potencialidades para os empreendedores e designers.
Empresária, curadora, mentora e pesquisadora de moda e tecnologia, Olivia tem mais de 20 anos de experiência no mercado nacional e internacional. Foi a primeira latino-americana a integrar o grupo de pesquisa do Première Vision Paris e responsável pelo desenvolvimento criativo de novas marcas na SPFW a partir de 2015. Como CEO da IARA, empresa de gestão de projetos de tecnologia, e idealizadora da BRIFW, plataforma que promove a cultura latino-americana com novas ferramentas digitais, Olivia Merquior é uma das principais especialistas em macrotendências e projetos de inovação do Brasil.
Seu trabalho em previsão de mercado e movimentos criativos emergentes tem contribuído para ações estratégicas de marcas como Vogue, Renner, Globo, O Boticário, Grupo Soma, Bulgari e Première Vision Paris. Seus projetos não apenas refinam as definições de tendências em moda, beleza, design e tecnologia, mas também refletem seu compromisso em conectar culturas diversas e fomentar o diálogo transnacional através da tecnologia.
Talkshow – Ainda no dia 9 de agosto, Alexandre Herchcovitch participa de um talkshow mediado pela jornalista e empresária Paula Santana. Ele trará sua experiência como designer de moda e empresário, numa conversa sobre o futuro da moda brasileira no cenário nacional e global, entre outros temas.
Nascido em São Paulo, Alexandre Herchcovitch é um dos mais reconhecidos estilistas brasileiros, tanto nacional quanto internacionalmente. Herchcovitch se formou em design de moda na prestigiada Universidade Santa Marcelina, mas mesmo antes da sua formatura, ele já demonstrava ser um designer genial, trabalhando em sua casa com moldes complexos e cortes para criar a marca que carrega seu próprio nome. A dedicação intensa para pesquisas sobre novos materiais e a construção de roupas, acabamentos e alfaiataria foram e ainda são seus principais interesses e assinaturas.
Ele foi o designer responsável por trazer a moda brasileira de volta aos holofotes em meados dos anos 90, com desfiles subversivos que desconstruíram figuras de gênero e estereótipos do Brasil, misturando streetwear, clubber e alta costura, trabalhando avidamente para criar uma identidade própria. Os principais focos de mercado de sua marca eram ready-to-wear feminino e masculino, bem como denim. Com uma ampla linha de colaborações, que deram ainda mais vazão à sua criatividade, Herchcovitch desenvolveu uma linha de cama e banho, uma linha de casa, óculos de sol com Mykita, uma linha de relógios de pulso, além de uma parceria com a marca Melissa para desenvolvimento de sapatos de plástico com sua assinatura e design.
Também atuou como diretor criativo em outras marcas e empresas brasileiras, como a Rosa Chá, a Zoomp, entre outras. Desde 2022, Herchcovitch voltou a trabalhar na marca homônima como diretor de criação e comunicação.
Sustentabilidade na moda – No dia 10 de agosto, às 16h, André Carvalhal, escritor, consultor e orientador de projetos em marketing, diversidade & inclusão e sustentabilidade falará sobre o seu livro “Moda com Propósito”, trazendo o tema para o contexto da produção e do consumo de menor impacto no meio ambiente e nas pessoas.
André foi duas vezes palestrante do TEDx, é conselheiro e consultor de projetos e ações para marcas dos grupos Ambev, Diageo, Disney e Unilever. Autor best-seller de 5 livros, entre eles “Como Salvar o Futuro” e “Como Libertar o Presente” e do livro finalista do prêmio Jabuti 2019: “Viva o Fim: Almanaque de Um Novo Mundo”. É ainda colunista da MIT Technology Review e Revista Ela – O Globo. Apresentador do “Se Essa Roupa Fosse Minha”, programa do canal GNT, e do Nat Geo Podcast, da National Geographic Brasil
Futuros Possíveis: Macrotendências de Comportamento 2026 – Este é o tema da palestra de mestre em arquitetura, urbanismo e design, Jorge Grimberg, no dia 10 de agosto, às 19h. Jornalista, comunicador e mentor de carreiras criativas, atuou como diretor do WGSN na América Latina por 10 anos e como correspondente dos sites internacionais Vogue America, Business of Fashion e CNN Style.
Grimberg também falará bastante sobre a sustentabilidade na moda, mas com foco em consumo, tendo em vista seu trabalho de pesquisa de tendências e comportamentos dos consumidores.
Jorge foi considerado a ‘voz da sua geração para moda brasileira’ pelo portal Vogue Runway. O seu projeto #3minutosdemoda já teve mais de 10 milhões de visualizações no Instagram. É autor do livro “Vida Criativa”.
O presidente do SINDIVAREJISTA, Sebastião Abritta, ressalta que “Brasília merece um evento deste porte que contribua com a profissionalização e evolução do comércio varejista, seja pelas palestras oferecidas, espaços para exposições totalmente gratuitos e também pelas conexões e networking que ocorrerão no evento.” Abritta reforça a importância da campanha MORO AQUI, COMPRO AQUI, presente no estande do SINDIVAREJISTA nesta primeira edição do INTERFASHION BRASÍLIA.
Confira a programação completa com palestras, workshops, desfiles, experiências imersivas e talkshows: https://interfashionbrasilia.com.br/
Foto: André Almeida