A Universidade Católica de Brasília (UCB) está sob nova liderança. Carlos Longo, um renomado especialista em gestão educacional, foi nomeado o novo reitor da instituição. Com uma carreira extensa e variada no campo da educação, Longo traz consigo uma vasta experiência que promete fortalecer e inovar a UCB.
Carlos Longo possui um PhD em Gestão e um MBA pela University of Newcastle Upon Tyne, na Inglaterra, além de ser graduado em Engenharia Civil. Sua trajetória profissional destaca-se pela contribuição significativa em diversas instituições de ensino, tanto no Brasil quanto no exterior.
Em 2012, Longo ingressou na Universidade Positivo como Diretor de Educação a Distância (EAD). Desde 2015, ele atuava como Professor Titular e Pró-Reitor Acadêmico, onde desenvolveu e supervisionou a implementação de políticas e estratégias acadêmicas, além de integrar tecnologias de informação e comunicação nas modalidades presencial, semi-presencial e à distância.
Sua experiência inclui o cargo de Diretor Nacional de EAD na Laureate International Universities no Brasil e Diretor de Educação Executiva do Grupo Ibmec Educacional S/A. Nesse último, foi responsável pelo programa de EAD Ibmec Online e pelos programas de MBA e CBA no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Na Whitney International University System, com sede em Dallas, EUA, Longo atuou como Senior Vice-Presidente de Educação a Distância, coordenando operações de ensino distribuído na América Latina.
Entre 1998 e 2007, Longo contribuiu significativamente para a Fundação Getulio Vargas (FGV), onde criou e dirigiu o FGV Online, transformando-o em um dos mais prestigiosos programas de ensino a distância no Brasil. Ele também coordenou a Central de Qualidade de Educação Executiva da FGV, ajudando a expandir o programa FGV Management nacionalmente.
Atualmente, Carlos Longo é Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e representa a organização em comissões do INEP e do CNE, colaborando na definição de diretrizes regulatórias para a educação a distância. Ele também atuou como avaliador do INEP e membro da equipe de supervisão de qualidade em instituições de ensino superior (IES) pela SEED.
Além de suas funções administrativas e acadêmicas, Longo é Consul Member do Gerson Lehrman Group International, onde presta consultoria a diversos grupos dos EUA, Europa e Ásia interessados no mercado de educação superior brasileiro e latino-americano. Ele é um palestrante frequente em conferências nacionais e internacionais sobre educação a distância e tecnologias educacionais e publicou vários artigos e capítulos de livros sobre esses temas.
Em reconhecimento ao seu impacto na educação, o Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (IPAE-RJ) concedeu a Carlos Longo o Prêmio Destaque em Educação na modalidade de Educação a Distância em novembro de 2007.
Com uma visão inovadora e um histórico comprovado de sucesso, Carlos Longo está pronto para liderar a Universidade Católica de Brasília rumo a um futuro de excelência acadêmica e transformação digital.