– Em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Omã, a Expo e Fórum Made in Brazil – Muscat 2024 aconteceu de 7 a 9 de maio, em Muscat, Omã. O evento, realizado pela Investors Bridge, serviu como uma grande vitrine para produtos, serviços, turismo, indústria, gastronomia e cultura brasileira.
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), em conjunto com o Ministério do Turismo, marcou presença no evento com o objetivo de promover Brasília como destino turístico internacional. “Essa é uma oportunidade crucial para fortalecermos ainda mais a relação entre Brasil e Omã, impulsionando o turismo internacional e gerando benefícios para ambos os países”, ressalta o Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo.
Com o apoio da Embaixada do Brasil em Mascate, do Ministério do Comércio, Indústria e Promoção de Investimentos, da Embaixada de Omã no Brasil, da Câmara de Comércio e Indústria de Omã e do Ministério do Patrimônio e Turismo de Omã, a Expo reuniu 100 empresas brasileiras que exploraram o mercado omanita e comercializaram seus produtos durante o evento.
Omã: atrativo turístico em ascensão
Omã, país porta de entrada para a Ásia, recebeu 4 milhões de turistas em 2023 e busca intensificar o intercâmbio de conhecimentos e ações para atrair ainda mais visitantes. O país se destaca por suas diversas iniciativas para o crescimento industrial e seus atrativos naturais exuberantes.
Brasília: turismo em alta
Brasília, por sua vez, tem registrado um crescimento expressivo no número de turistas nos últimos anos. Em 2023, o número de visitantes internacionais na capital brasileira aumentou 170%, abrindo caminho para futuros Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) entre Brasil e Omã.
Ações conjuntas para impulsionar o turismo
A participação na Expo e Fórum Made in Brazil – Muscat 2024 foi um passo importante para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Omã, com foco especial no setor turístico. As ações conjuntas visam impulsionar o fluxo de turistas entre os dois países, gerando benefícios econômicos e culturais para ambos.