O Sol Nascente está mais próximo de ganhar o primeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). A pedra fundamental do campus foi lançada nesta quinta-feira (11), durante solenidade com a presença da vice-governadora Celina Leão, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, e de Veruska Ribeiro Machado, reitora do IFB. Este será o primeiro dos dois novos campi da capital. O outro será construído em Sobradinho.
O Governo do Distrito Federal (GDF) cedeu o terreno, situado na Quadra 202 da Chácara do Padre, no Trecho 2 da região administrativa. O local tem cerca de 17 mil metros quadrados e fica a cerca de 20 minutos de distância do Restaurante Comunitário e do Terminal Rodoviário do Sol Nascente, obras entregues em 2023. O termo de cessão foi assinado pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).
A vice-governadora Celina Leão destacou a importância em levar unidades educacionais para a RA, que reúne mais de 95 mil pessoas. A cidade recebeu uma série de obras de infraestrutura e equipamentos públicos desde 2019: o segundo restaurante comunitário, o primeiro terminal rodoviário e complexos habitacionais, como os residenciais Parque do Sol e Horizonte. “Investimos mais de R$ 500 milhões nesta cidade, que é uma comunidade urbana, não uma favela como costumam falar. Estive presente em todos os eventos do PAC e agradeço ao presidente Lula por todas as obras que estão vindo para Brasília”, enfatizou.
Fotos: Renato Alves/ Agência Brasília