Criado para destacar a relevância da Imprensa que produz notícias a partir da Capital do país, o 18º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia anunciou os vencedores da edição 2023, em cerimônia de gala, dia 12 de dezembro (ontem), na Embaixada de Portugal. Foram contemplados jornalistas e veículos de comunicação em dez categorias, mais a homenagem especial, in memorian, à editora de Opinião do Correio Braziliense, Dad Squarisi, que venceu como Jornalista do Ano.
As escolhas dos finalistas e vencedores são feitas por uma comissão julgadora de personalidades que representam diversos segmentos da sociedade civil. O Júri é formado por quem valoriza o Jornalismo e a liberdade de imprensa. A criação e organização do Prêmio é feita pela jornalista Kátia Cubel, diretora da Engenho Comunicação. Patrocinadores apoiam a iniciativa, que ontem (12 de dezembro) reuniu cerca de 400 convidados para aplaudir os melhores da Imprensa, na Capital do Brasil.
Comissão Julgadora
– Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e presidente do Júri 2023 do Prêmio Engenho de Comunicação;
– Doutora Jane Klébia, deputada distrital e Procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF;
– Eliziane Carvalho, jurista e diretora jurídica do Senar Nacional;
– Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal;
– Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro;
– Prof. Carlos Bastide Horbach, jurista e ex-ministro do TSE;
– Prof. Bruno Nalon, docente de comunicação no IDP, Uniceub e UniProjeção.
O Evento
Os cerca de 400 convidados foram recepcionados, na Embaixaa de Portugal, por um coquetel, ao som do DJ Kaká Guimarães. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório da Embaixada, transformado pela decoradora Tatiana Guerra em um lindo salão de gala. O grupo Fala Materna, que interpreta canções clássicas da Língua Portuguesa, fez um pocket show de abertura. O repertório escolhido foi dedicado ao embaixador de Portugal, Luís Faro, em homenagem à parceria que ele mantém com o Prêmio Engenho.
As jornalistas Márcia Witczak e Márcia Zarur foram as mestres de cerimônia. Personalidades e autoridades — entre elas o ator Adrano Siri, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a ministra do TST Cristina Peduzzi e a diretora da Antaq, Flávia Takafashi — foram convidadas para entregar o troféu do Prêmio Engenho aos vencedores.
O filho de Dad Squarisi, Marcelo Squarisi, recebeu com lágrimas nos olhos e voz embargada a homenagem feita pelo Prêmio Engenho à sua mãe, Dad Squarisi. Ele pediu, em sua fala, que a Imprensa e a sociedade divulguem mais a doação de medula óssea, que só pode ser feita até os 35 anos de idade, e que salva muitas vidas. O anúncio de cada vencedor era celebrado pelas equipes premiadas.
O Prêmio foi criado em 2004 para destacar as melhores iniciativas e os mais prestigiosos profissionais da Imprensa na Capital do país. Mais de 90% das manchetes dos veículos de comunicação brasileiros, ou sobre o Brasil no exterior, são escritas em Brasília. No entanto, até a instituição do Prêmio Engenho de Comunicação, os profissionais que atuam a partir da Capital do país não eram reconhecidos, proporcionalmente à sua relevância profissional. “Desde a primeira edição, o Prêmio Engenho difunde valores filosóficos, apoiado em cinco princípios: liberdade de impresa, ética, transparência, cidadania e democracia. Nosso compromisso se torna mais intenso a cada ano”, explica Kátia Cubel.
PATROCINADORES
O Prêmio Engenho de Comunicação só é possível devido ao apoio de organizações que patrocinam a iniciativa, por apoiar os pilares da premiação. Neste ano, os patrocinadores são: Sistema CNA-Senar, Senai-Sesi-Fibra (Federação das Indústrias de Brasília) e Alves Corrêa & Veríssimo Advocacia. Apoios Institucionais: Sistema Cofeci-Creci, Conselho Federal da OAB e Embaixada de Portugal. Apoio: BR-Visa.
PRINCÍPIOS DO PRÊMIO ENGENHO
O Prêmio Engenho se baseia em cinco pilares: liberdade de imprensa, ética, transparência, democracia e cidadania.
VENCEDORES
Veículo Impresso Diário: Correio Braziliense
Melhor Revista: Revista GPS
Melhor Coluna: Eixo Capital – Ana Maria Campos (Correio Braziliense)
Melhor Programa de Rádio: CBN Brasília
Âncora de Rádio: Thalyta Almeida – Band Brasília
Melhor Programa de TV: Bom Dia DF
Âncora de TV: Viviane Costa – SBT Brasília
Melhor Site; Metrópoles
Cobertura de Brasília: Correio Braziliense
Análise de Conjuntura: Basília Rodrigues
Homenagem Especial à Jornalista do Ano: Dad Squarisi (in memorian)
Foto: @davidsoncourlan | Informações: Engenho Comunicação