Com a realização de diversos procedimentos inéditos no Centro-Oeste e certificações internacionais, o hospital se consolida como referência no Distrito Federal
O Hospital DF Star, da Rede D’Or, completa quatro anos de atividade em Brasília neste mês de junho. A unidade apresenta como base conceitual a priorização de assistência personalizada em todos os setores e se destaca por ser referência em atendimentos de alta complexidade, oferecendo o que há de mais avançado em termos de equipamentos médicos e em seleção e formação clínica e de apoio.
Durante estes quatro anos, o hospital obteve conquistas importantes e marcantes para a medicina do Centro-Oeste, como o recebimento das certificações internacionais Q-Mentum Canadense e Joint Commission International – JCI, auditoria mais renomada do mundo, que atesta a excelência da instituição em segurança do paciente e qualidade do atendimento.
O Hospital DF Star foi responsável por trazer o primeiro Gamma Knife Icon da América Latina, equipamento de radioterapia dedicado a tratamento de lesões no sistema nervoso central minimamente invasivo, sem que seja necessário corte, anestesia e internação. Foi com este equipamento que a equipe médica do hospital realizou a primeira radiocirurgia funcional do Centro-Oeste, para tratamento de nevralgia do trigêmeo, em 2019.
Terapias pioneiras como o primeiro exame de PET-CT com o isótopo FES do Distrito Federal, usado na detecção de lesões precoces no câncer de mama de tumores responsivos aos hormônios femininos; primeiro procedimento de eletroporação irreversível com Nanoknife no Centro-Oeste, uma das mais avançadas tecnologias do mundo para o tratamento de câncer; primeira radiocirurgia com Gamma Knife para Nevralgia do Glossofaríngeo do Centro-Oeste e a primeira radioembolização hepática com Ítrio-90 do Centro-Oeste, procedimento utilizado para tratamento de tumores hepáticos, estão entre os diversos tratamentos de última geração, realizados no Hospital DF Star ao longo desses anos.
Foto: Marianne Soares | Texto: Susi Quirino